Olá!

Como estão? Espero que bem! Primeiramente quero pedir desculpas pela minha desatenção quanto a este blog. Deveria comentar mais, mas meu trabalho atual é mais rígido que o anterior e sou proibida de usar celular - muitos comentários são respondidos via smartphone, mas só tenho o horário de almoço para tal, mas, estou sempre acompanhando, só me falta tempo mesmo, rs.

Agora, trago mais uma resenha de mais um volume lindo da coleção "Histórias inéditas do Pequeno Nicolau", coletânea publicada pelo selo "Jovens Leitores", da Editora Rocco. O resenhado de hoje é o sétimo volume "A Diversão do Pequeno Nicolau".

Lembrando que, essa série pode ser lida fora da ordem, pois os títulos são temáticos. Eu resenhei também o oitavo volume, As Batalhas do Pequeno Nicolau, que você confere clicando aqui.


Neste volume, Nicolau e seus amigos estão sempre brincando (e brigando), seja na escola ou no terreno baldio. Com a simplicidade de um menino de cerca de sete anos, imagino eu, ele descreve as mais diversas situações, como na história "Visitamos o chocolate", em que Nicolau e seus amigos vão visitar uma fábrica de chocolates e acabam deixando a professora e o monitor do passeio malucos! Nessa história, Nicolau leva Alceu (que come demais) numa sala onde os chocolates são embalados. Naturalmente, eles se afastam do grupo e quando a professora percebe, eles aparecem com barras de chocolate enormes na mão. Só Agnaldo (que é o primeiro da classe) que fica triste com a visita, pois não vai poder entregar a redação sobre a visita para a professora!

Também as histórias "A piscina" e "O laguinho", que se passam na piscina pública e no terreno baldio, respectivamente. Como a turma de Nicolau não consegue ficar em paz por muito tempo, a bagunça é garantida! Alceu, Godofredo (que tem um pai rico que sempre compra coisas legais), Eudes e Rufno (os brigões), Clotário (o último da classe), Agnaldo, Joaquim e Maximiliano (que aparecem de vez em quando) sempre garantem um conflito, mas como as crianças têm a bondade no coração, as confusões nunca duram muito tempo.

Pra mim, a melhor história (e a mais inocente) é a "Eu me engraxo". Aqui, Nicolau e sua mãe vão visitar a esposa do patrão de seu pai, mas ele não gosta da mulher. Como a mãe prometeu que, se ele se comportasse, ela faria torta de maçã. Nicolau está usando um terno impecável, mas seu sapatos não estão brilhando. A mãe comenta que os sapatos precisavam de uma graxa, mas como já estavam em cima da hora pra sair, ela acabou indo se arrumar. O menino, querendo ajudar a mãe (por tanto, a mais inocente intenção), resolve engraxar os sapatos. Assim, pensava ele, a mãe se orgulharia dele. Mas, digamos que não deu muito certo.

Mais uma vez, somos brindados com a genialidade da dupla Sempé (desenhos) e Goscinny (texto). São dois adultos que conseguem escrever para as crianças com uma pureza única. Até os adultos voltam a ser criança ao ler as histórias do garotinho francês. 


(o livro é cheio de desenhos de diversos tamanhos, como esses, da história "O Dentista", em que o mais medroso não é o Nicolau.)


(parágrafo da história "Os Bombons". Nicolau não poderia ter sido mais inteligente!)

Fico imaginando como seria louco se, só por uma vez, Nicolau (50 anos em 2009), Mônica (50 anos em 2014) e Mafalda (50 anos em 2015) com suas respectivas turmas, se reunissem em uma sala de aula. Claro, que talvez, não seria possível, pois cada um foi concebido com um propósito diferente, mas, mesmo assim, acho que seria legal ver todas essas crianças interagindo.

Enfim, apesar da infância brasileira estar deturpada, acredito que o Nicolau (e a Mônica e Mafalda também) podem ajudar a trazer de volta a inocência das crianças. E pode deixar os adultos um pouco mais tolerantes.

Espero que gostem dessa coletânea e, conforme eu for conseguindo ler os demais, vou resenhando pra vocês!




8 Comentários

  1. Oooi!

    Eu já te disse o que eu acho sobre livros infantis, AMO!
    Sou apaixonada de verdade, gostei de saber um pouco mais e de não ser necessario ler na ordem.
    Ia ser legal um especial com todos esses personagens né?

    Menina, eu até tenho um pouco mais de tempo, mas não estou conseguindo colocar em ordem as coisas :(


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. É bem aquele estilo de livro tranquilo de ler pra passar o tempo né :D entendo total sua falta de tempo, eu já não consigo mais atualizar o blog como antes, imagino quando começar a trabalhar também :(

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Elevador 16", vem conferir!

    ResponderExcluir
  3. AMOOOOOOOOOOOOO livros infantis, são os que mais tenho, pois acho gostosos e rápidos de ler.
    A capa desse livro já é uma fofuraaa

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  4. Oi, Kamila.
    O livro não faz meu estilo, mas pela sua descrição parece bem legal e divertido.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  5. Não seja tão pessimista, não acho que a infância de hoje em dia esteja tão mal assim!!
    Mas esses livros são bem legais pra ajudar a construir uma infância mais feliz.
    Não curto lê-los, mas acho legal para crianças.

    Beijo
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  6. Oi Kami,
    Infelizmente, concordo contigo que a infância está deturpada. Não é culpa dos pais, não é culpa da tecnologia, e muito menos das crianças. É culpa do mundo. Evoluímos rápido demais, as crianças crescem rápido demais. Os valores têm mudado e é normal que se pulem algumas etapas da vida, como a infância. Acho super importante esse tipo de leitura para as crianças e de vez em quando, também para os adultos.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia o livro (e nem a série), mas gostei bastante da temática. Concordo que a infância está deturpada, mas só depende da gente tentar fazer essas crianças enxergar outro mundo. O mundo da literatura.
    Beijos
    Lendo & Apreciando

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)