Olá!

O resenhado de hoje é um livro que encanta crianças e adultos de todo o mundo: As Batalhas do Pequeno Nicolau, da coleção "Histórias inéditas do Pequeno Nicolau - em oito volumes", idealizada pela Editora Rocco. Lembrando que o Pequeno Nicolau é uma criação da dupla francesa Sempé-Goscinny.



(aproveito e ostento meu exemplar em francês, à direita, rs)

Os desenhos são de Jean-Jacques Sempé, nascido em Bordeaux e os textos são de René Goscinny, de Paris. Essas histórias são inéditas e foram publicadas em 2009, em comemoração dos 50 anos, editadas por Anne Goscinny, filha de René. Além das histórias de Goscinny, os traços de Sempé demonstram simplicidade e beleza, tudo que as crianças deveriam ter (porque vamos combinar que a infância brasileira está pela hora da morte...)

Nesse livro, Nicolau conta uma série de situações engraçadas envolvendo sua família e amigos.

Para quem não sabe, Nicolau é um garotinho francês que vive com seus pais e que tem um monte de amigos. Ele conta suas histórias de uma forma linda, super delicada e inocente. Realmente como deveriam ser as crianças, assim como eu fui.



(ilustrações como essas são encontradas em diversas passagens do livro)

Basicamente, cada um dos oito volumes (que podem ser lidos fora da ordem, porque não são histórias interligadas) reúnem histórias que possuem um tema em comum. Nesse volume em questão (o oitavo, diga-se de passagem), a editora reuniu textos que têm como pano de fundo situações em que Nicolau se envolve em problemas (ou acaba envolvendo alguém, rs).

Por exemplo, temos a historinha "O Espelho". Aqui, o pai de Nicolau (Nicolau nunca fala os nomes de seus pais) compra um espelho grande e pesado para a sala, mas não sabe como pendurar. Entram em cena os vizinhos de Nicolau, o senhor e a senhora Blédurt. O senhor Blédurt vai ajudar o pai de Nicolau a instalar e aí... (não vou contar porque é spoiler, mas posso afirmar que é a melhor história do livro!)

Nicolau também conta como são seus amigos: Godofredo (que tem um pai que dá tudo o que ele pede), Alceu (que come demais *me identifiquei*), Clotário (que é muito preguiçoso), Eudes e Rufino (que são os valentões) e outros que aparecem esporadicamente, como Maximiliano e Joaquim.

Como na história "O Barba-Ruiva", em que Nicolau recebe Alceu em sua casa ("depois de Alceu comer pão de forma com geleia, que estava guardado no bolso das calças") para brincar de futebol, porém, a mãe de Nicolau os proíbe de bater bola, pois vai acordar o pai cansado e para não quebrar as vidraças de casa. E é aí que entra o Barba-Ruiva...

Apesar de ser uma leitura simples e infantil, Nicolau faz renascer em nós a criança que já não existe mais. Acredito que Sempé e Goscinny fizeram a infância de muitos franceses feliz, assim como a Mônica, de Mauricio de Sousa - GUARDADAS AS DEVIDAS PROPORÇÕES - porque Nicolau é um menino que nos cativa desde as primeiras frases, dá vontade de apertar as bochechas dele, de tanta simplicidade e fofura. Em alguns casos, dá vontade de ter um filho, registrar de Nicolau só pra encher de amor e apertar as bochechas!

Só pra variar, já consegui o sétimo volume, "As Diversões do Pequeno Nicolau" e quero me deliciar com mais aventuras do garotinho francês mais amado do mundo!

Espero que vocês também gostem e, antes que eu me esqueça, O Pequeno Nicolau também tem filme, que foi lançado em 2009, junto com essas histórias inéditas!!


5 Comentários

  1. Oi!!
    Gosto de livros com aventuras assim.
    Acho que deve ser bem legal!

    Beijo
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  2. Que livro bacana! Tenho um irmão de 7 anos e acho que seria uma boa ideia presentea-lo com uma aventura dessas.

    dialetosecoisasboas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adoro Sempé e Goscinny.
    Preciso ler mais títulos dessa dupla. Por enquanto, ando lendo muito apena Sempé e adquirindo álbuns de cartuns e desenhos avulsos seus.
    Gostei de seu blogue.
    Se gostar do meu, podemos fazer uma parceria.
    Abraços,
    Kleiton
    http://kleitongoncalves.blogspot.com.br/2013/06/1-livros-de-arte-sempe.html

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Livros infantis são sempre muito bem vindos né?
    Eu não li ainda e nem conhecia muito, mas achei super legal e fofo o enredo fora as ilustrações que são bonitinhas <3


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Parece ser uma leitura tão legal, tão leve. Fiquei com vontade de ler, achei fofo.
    Beijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)