Olá!

Hoje tem mais um post opinativo, dessa vez, vou falar de um evento que rolou na Anhanguera - Campus Marte, onde curso o quarto semestre de Jornalismo (<3): a II Semana de Comunicação da Anhanguera! O evento ocorreu entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro.

A Semana de Comunicação têm como objetivo trazer vários profissionais da área da Comunicação – lembrando que a Comunicação Social engloba os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Produção Audiovisual (ou Rádio e TV, dependendo da instituição) – para palestras com temas pré-determinados, trazidos através do mediador – é o coordenador dos cursos de Comunicação, diga-se de passagem – e também para contar como são suas rotinas. Sempre após os depoimentos dos convidados, os alunos têm chance de perguntar.

No ano passado foi muito bom – no último dia, fiz pergunta e tietei o Luciano Faciolli (atualmente no SBT do Pernambuco), pena que ainda não me deram o vídeo. Mas esse ano, eles superaram, mesmo o evento ocorrendo em apenas três dias (no ano passado foi a semana toda).

Na quarta-feira, tivemos a ilustre presença do repórter Giuliano Marcos, da Record. Ele contou um pouco da sua vida – antes de ser repórter, ele trabalhou em um mercadinho lá de Ribeirão Preto, sua terra natal, anunciando as ofertas e que, para chegar onde está, teve um hiato de dois anos entre o término da faculdade e a primeira oportunidade como comunicador. Ele também contou diversas histórias, como a que ele precisou improvisar ao vivo no Balanço Geral de Porto Alegre, pois ele, por ser do interior, não sabe o dialeto gaúcho – eu moro em SP capital e também não entendo muito o que eles dizem, rs. Ele, aliás, é um dos poucos que improvisam com perfeição.

(o mediador da palestra foi o coordenador Prof. Ricardo Neves, coordenador dos cursos de Comunicação da Anhanguera. E careca, rs)

Giuliano Marcos afirmou também que “faz jornalismo para o povo”. Suas reportagens, sempre longas, fazem sucesso entre as classes C e D, pois são elas que gostam de ver coisas engraçadas, comoventes e até mesmo absurdas, já que, segundo a lógica, só as donas de casa com mais de 40 anos têm tempo para ver uma reportagem que dura cerca de 40 minutos – sim, as reportagens dele duram tudo isso.

Pra variar, tirei uma foto com ele, ao final da palestra (pena que a moça que usou minha máquina para fotografar não sabe usar a máquina, aí não ficou tão boa, mas o registro é válido!)



Já na quinta, tivemos três igualmente ilustres convidados: Leniza Krauss, repórter do Cidade Alerta, Marcelo Galvão, proprietário da Gatacine e diretor do filme “Colegas” e o proprietário da produtora de vídeos Lo Paralelo, Fellipe Lopes.

Novamente, espaço para eles se apresentarem e em seguida, nova rodada de perguntas. Dessa vez, a temática da palestra foi sobre “comprometimento e resultado”. Óbvio que, todos foram clichês em responder sobre. Mas, foi super legal ouvir diversos pontos de vista. Um aviso: se você anda fazendo mimimi durante as aulas – principalmente se você está fazendo curso de Com. Social, então pode parar ou então, se seguir, vai sofrer muito porque, se você já reclama das aulas, o mercado de trabalho é bem pior. Na facul, te dão zero, no mercado, te mandam pro RH. Nisso, os três foram unânimes.

(começando da esquerda: Marcelo Gavão, Leniza Krauss, o mediador Prof. Ricardo Neves e Fellipe Lopes.)

Muitas das perguntas foram direcionadas pro Marcelo, mas a grande maioria queria arrancar alguma resposta do Fellipe. O cara é bom mesmo no que faz. (poucas pessoas perguntaram pra Leniza, e quando meu amigo quis perguntar, ficou no vácuo, coitado). Bem, minha amiga Raíssa perguntou pro Felipe como fazer um bom documentário em um mês – sim, temos que fazer um documentário em menos de um mês – e ele nos deu ótimas dicas, inclusive a respeito do dinheiro: não precisa ter muito, basta saber usar.
E é lógico que eu não ia perder a oportunidade de novamente, fotografar com eles! (Leniza linda, super humilde, me cumprimentou com abraço e beijo e AINDA CURTIU A FOTO NO INSTA E ME SEGUIU DE VOLTA! AH MEU DEUS, QUASE MORRI!) (o Marcelo também foi super educado; ele lembra o Roberto Frejat, não acham?)

 


*** Reparei uma coisa: na quarta, eu pedi pro mediador pra tirar foto com o Giuliano e só tinha eu e mais duas. Na quarta, eu também pedi (sou pidona, quando necessário, rs) mas tinha umas vinte pessoas pra tirar fotos com ambos. Só fico devendo foto com o Felipe porque ele saiu logo que a palestra encerrou, aí não deu tempo.

Já na sexta e último dia, tivemos a presença de quatro ex-alunos da Anhanguera e que hoje estão no mercado de trabalho: Juliana Oliveira, formada em Jornalismo e trabalha como assessora de eventos, Lucas Pinheiro, formado em Produção Audiovisual e trabalha como ator na Globo e Anderson Haas e Ricardo Villar, ambos formados em Publicidade e Propaganda e que trabalham na Comunicação do Cursinho da Poli.

(da esquerda pra direita: Ricardo Villar, Juliana Oliveira, o mediador Prof. Inacio Rodrigues, Lucas Pinheiro e Anderson Haas.)

Todos contaram um pouco de suas histórias e nos deram dicas de como seguir na profissão. Achei engraçado quando o Lucas falou de como é o Projac (tenho vontade de conhecer, mesmo gostando de novela mexicana) e, quando gravou a novela “Meu Pedacinho de Chão” (não sabia), teve que contracenar com Antonio Fagundes logo em sua primeira cena – e pelo que eu entendi, o Fagundes foi bem legal com ele.

No final, depois de cada um falar um pouco sobre si, houve a rodada de perguntas e, no final ainda houve sorteios! Eu, pra variar, não ganhei nada, mas gostei de ver a Raíssa (do Outro Lado da Raposa) e a Ana (do Entre Chocolates e Músicas) ganharam no sorteio. A primeira por ter respondido primeiro quem era Anne Frank e a segunda ganhou o livro “Jornalismo Policial” especialmente das mãos da Juliana, por causa da pergunta que a Ana fez sobre Assessoria de Imprensa.

Infelizmente, não fiquei para fotografar porque, como a palestra começou com uns 40 minutos de atraso, acabou atrasando o encerramento, por volta de 22h20.

Bem, como no ano passado, a II Semana de Comunicação foi um sucesso e de quebra, ainda ganhei 15 horas de atividade complementar, que entregarei no final de novembro.

E vocês, que curso estão fazendo/fizeram/farão?


8 Comentários

  1. Oii

    Foi muito legal a semana, tanto que pra mim passou voando. Achei bem melhor que a do ano passado!

    Beijos
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  2. Oii,

    Eu curti MUITO essa semana e não porque eu ganhei o livro (aliás obrigada por me citar) mas porque achei que os profissionais sanaram bastante duvidas e contaram um pouco mais das suas experiencias...
    Gostei bastante!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Queria que tivesse eventos assim aqui na minha cidade.
    Confesso que fiquei com vontade!

    www.booksever.blogspot.comConcorra a 16 livros no SORTEIO DE NATAL.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que bacana. Quando o assunto é comunicação eu fico à todo vapor!

    http://www.meucotidiano.com,
    beijo.

    ResponderExcluir
  5. Que bacana, pena que não ocorreu nada parecido perto de onde eu moro.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ah sou apaixonada por jornalismo adoraria ver um evento desse por aqui.Beijos.

    www.brendacaroline.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Kamila!
    Que legal esse evento! Não sou da área mas dá para ver que foi bastante produtivo.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. Eu adorava a semana da comunicação da Anhanguera de Jundiaí, onde estudei. Os eventos eram incríveis, a gente fazia um network muito bom. É bom saber que na anhanguera daí também tem essas coisas.
    Há quem reclame da anhanguera, mas eu adorei meu curso e sei que fui bem preparada. Aliás, fiz publicidade. rsrs

    Bjss
    Livre Leve Livro

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)