Olá!

Lá no início deste blog, escrevi uma resenha sobre “o homem que me fez chorar” - clique aqui para saber quem é. Então, hoje resolvi escrever sobre “o homem que me fez rir” - sim, ele existe!

Seu nome é Mario Vargas Llosa e nasceu em Arequipa, Peru. É jornalista e ensaísta também. Foi laureado com o prêmio Nobel de Literatura de 2010. Entre coisas muito loucas que já fez na vida foi ter se casado com a cunhada do tio, e para sustentá-la ter trabalhado em sete empregos, ter se separado dela e imediatamente ter se casado com uma prima em primeiro grau. (1964-1965) Em 1990, se candidatou à Presidência do Peru, mas perdeu para Alberto Fujimori.

(tá explicado porque ele arranca suspiros rs... eu o acho muito bonito)

O que mais gosto em seus livros é o modo como ele retrata seus personagens, sempre exaltando seu país e sua cultura. Além claro, de diversos relatos autobiográficos. Agora vamos falar das obras que li. E que ri. Só pra constar, já faz tempo que os li e, portanto, posso falhar em um ou outro detalhe, mas posso garantir que são muito bons!

Tia Julia e o Escrevinhador (1977)


Aqui temos duas histórias em uma: ao mesmo tempo que Varguitas, ainda menor de idade, faz mil e uma loucuras para se casar com Julia (incluindo arranjar sete empregos), um até então desconhecido escritor de radionovelas começa a ganhar destaque, porém, em determinado momento, ele começa a misturar suas histórias, trocar os nomes dos personagens... enfim, o cara bagunça as radionovelas e o que parecia um fracasso, acaba se tornando um enorme sucesso.

*** Babado forte: Antes de morrer, Julia Urquidi, a tia Julia, escreveu um livro intitulado “Lo que Varguitas no dijo” (O Que Varguitas não disse), em que conta o seu lado da história. Eu não consegui o livro, mas quem leu diz que a história não é nenhum mar de rosas.

Elogio a Madrasta (1988)


Esse livro fala de um homem que vivia com seu filho e sua segunda esposa. Uma paixão fulminante toma conta do filho, que começou a ter uma relação amorosa com a madrasta. O livro te prende página após página, já que você fica morrendo de vontade de saber se o pai vai descobrir ou não.

O Paraíso na Outra Esquina (2003)


Esse livro conta a história de Flora Tristan e seu neto Paul Gauguin que querem encontrar “o paraíso” em mundos bem diferentes. Flora nasceu em 1803 na França, num tempo em que as mulheres mal tinham opinião, quanto mais poder para decidir, enquanto que Paul nasceu numa época bem diferente, mas com uma rotina pesada. Eles mal sabem, mas vão encontrar o paraíso onde menos esperam.

Travessuras da Menina Má (2006)


Pra mim, o segundo melhor livro dele (porque Tia Julia e o Escrevinhador é o melhor!) Essa obra conta a história de Ricardo, um jovem que tinha como único sonho morar em Paris. Na infância, ele se apaixona por uma menina chilena de nome Lily. O tempo passa, eles crescem e vivem se encontrando e desencontrando. História digníssima.

Sabres e Utopias (2009)


Este é o único não-ficção que li. Basicamente, é uma autobiografia, mas com opiniões sobre diversos temas internacionais. Também conta um pouco de sua vida íntima e de sua relação com sua esposa/prima/irmã Patricia e com seus três filhos, Alvaro, Gonzalo e Morgana.

*A guerra do fim do mundo (1981)


Esse livro eu não li todo porque tem mais de 500 páginas e porque tem muita história. Basicamente é um relato ficcional, mas entrelaçado com a Guerra de Canudos. Pra quem não sabe, Mario visitou o sertão baiano para investigar a Guerra de Canudos, inclusive a pequena cidade de Tucano, que é a terra natal do meu pai. Fico constrangida em ver que um peruano foi lá e eu não. Pra quem se interessa sobre Antonio Conselheiro e Canudos, vale a pena ler!

**Agora, na minha wishlist está “O Heroi Discreto”. Ainda não tenho muita ideia sobre o livro nem encontrei resenhas sobre, mas sei que, só pra variar, tem relatos autobiográficos.

Espero que tenham gostado desse autor e que se interessem por ler essas e outras obras dele!








4 Comentários

  1. Oii,

    Não conhecia o autor, e achei legal você citar ele. É sempre bom conhecer novos né? Não é o tipo de livro que eu gosto, mas leria pra sair da zona de conforto.
    Eu sempre quis conhecer Canudos, serio. hahaha Gostei quando aprendi sobre a Guerra de Canudos.

    Mas gente, casou com a cunhada e com a prima e pouco tempo :O HSUAHSUAH
    Loucura.

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. não tinha conhecimento nenhum sobre esse autor, adorei algumas obras dele.

    Bjão lindona!

    http://voceeoquele.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nao conhecia nenhum desses livros, devem ser legais, afinal toda leitura é boa né?!

    Beeijos, ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN
    INSTAGRAM: @luannaandrade_

    ResponderExcluir
  4. Olá, minha flor!
    Fazia tempo que não aparecia por aqui. :O Já estava com saudade dos seus posts (rs). Menina, acredita que não conhecia esse autor? Eu tenho Travessuras da Menina Má entre os meus desejados há muito tempo, desde que li uma resenha sobre ele, mas não tinha me atentado ao autor (rs). Gostei de conhecê-lo um pouco mais e já adicionei o primeiro livro ao meu Skoob para não perder a chance de lê-lo, kkk. Parece bom!
    Beijos, flor!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)