Olá!

Hoje trago a resenha de um livro que eu não conhecia, mas ganhei de presente: Os Adoráveis, da inglesa Sarra Manning.



Aqui temos Jeane Smith, blogueira e dona do Adorkable, um blog que mostra seu estilo de vida, seus looks do dia, seus cabelos (des)coloridos e etc. Jeane te só 17 anos, mas é independente: mora sozinha em um apartamento e vive do dinheiro que recebe fazendo palestras, conferências, entrevistas e, claro, vendendo produtos com a marca Adorkable.

Mas Jeane tem um grave problema: é arrogante. Se acha a hipster super avançada, visionária das novas tendências e dona de um estilo de ser próprio. Na verdade, Jeane é brega, se veste mal, só compra roupas fedidas de brechó e jura que o dork dominará o mundo. E como ela me irritou durante a história: sua palavra era a última, seu mundo, seus compromissos e suas redes sociais sempre atualizadas eram o mais importante. Conheci muita gente assim na minha vida e, se eu encontrasse Jeane ao vivo, eu daria uma voadora nela. Não suporto gente que se acha. Ela namora Barney, um garoto tímido que morre de medo de ser beijado na boca.

Pois bem, do outro lado temos Michael Lee. Um garoto popular na escola, que só usa Abercrombie & Fitch, Hollister e todas essas marcas teen. É amigos de todos e namora Scarlett, uma garota bonita e também popular, mas sonsa. E como eu detesto gente sonsa, se eu encontrasse Scarlett pessoalmente, apanharia também, rs.

Michael é de família de Hong Kong (que ainda pertence à China), é o mais velho de três filhos e é super controlado por seus pais, não pode isso, não pode aquilo, mesmo tendo 18 anos (eu te entendo, Michael)A única preocupação de seus pais é que ele passe na Qualificação - que eu entendo como os vestibulares ingleses - e que vá estudar em Cambridge. Não usa muito as redes sociais.

Você que me lê viu que Jeane e Michael não têm nada em comum, há não ser o fato de que estudam na mesma escola têm ex-namorados irritantes. Mas, como estamos no maravilhoso mundo da literatura, eles vão acabar se envolvendo.

Apesar da arrogância de Jeane e da popularidade de Michael, temos aqui uma história de amor super antenada, apareceu até o verbo "stalker" em uma das falas de Jeane! Qualquer jovem que ler esse livro vai se identificar com algum dos personagens, pois a história é atual e Jeane, por ser blogueira, sabe das últimas novidades, o que deixa a narrativa mais atraente.


(Aqui tem um erro grave: está escrito na contra capa que MICHAEL baixa músicas de graça na internet, mas na verdade, a história diz que é BARNEY com faz isso)

Lendo Os Adoráveis, lembrei de outro casal que fez muito sucesso por terem personagens parecidíssimos: Eleanor & Park, que eu já resenhei aqui, aliás. Guardadas as devidas proporções, Jeane e Michael lembram muito o casal da Rainbow Rowell: Jeane, assim como Eleanor, tem um jeito próprio de vestir, claro que ambas se vestem de modo esquisito por motivos distintos, mas se vestem e é isso que importa. Além disso, elas sofrem de solidão, cada uma à seu modo. Ao passo que Michael e Park têm descendência asiática, Michael chinês, Park coreano. Ambos vivem em famílias felizes e aparentemente normais. Cada um deles, ao seu modo, se apaixona por elas. As semelhanças param por aí.

Já disse, mas vou repetir pra ficar bem registrado: Jeane é arrogante. Mas, no decorrer do livro, ela mostra porque é assim. Admito que, conforme fui devorando o livro, fui entendendo melhor a blogueira. Mesmo o egocentrismo dela sendo muito forte. Já Michael se sente deslocado quando está com ela, pois ele não entende nada do mundo geek/dork (e diga-se de passagem, eu achei esse negócio um saco).

Apesar de querer esmurrar Jeane quase que todo o tempo, recomendo a leitura, pois se você é jovem, frequenta e/ou escreve em blogs e manja das redes sociais e ainda por cima curte um romance, Os Adoráveis é a sua história! E só pra variar, a Novo Conceito sambou na diagramação/revisão/edição, mesmo cometendo o erro grave ali em cima. Só a folha utilizada que eu achei delicada demais. Como eu deixei o livro na mochila, as laterais do livro ficaram meio amassadas. Claro que o fato de que o livro ter passado uns três dias na minha bolsa e esta carrega mais peso que burra de padre, foi um milagre o livro sair inteiro. Mas não se preocupem, o livro passa bem.

E por último, mas não menos importante, é o título do livro: o título original é Adorkable. Em uma determinada parte do livro, há um trocadilho entre as palavras Adorkable (o blog de Jeane) e Adorable (adorável, em inglês). Isso explica a tradução do título.

E você, leria esse quase cosplay inglês de Eleanor & Park, quero dizer, leria Os Adoráveis?



5 Comentários

  1. Ontem a noite (28/04), quando cheguei em casa depois da faculdade, minha mãe me deu esse livro! hahaha
    Acho que vou gostar da estória. Vou tentar ler depois que acabar os livros do Harry Potter!

    Beijo
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  2. Ooii!

    Lembro de quando você postou sobre esse livro no face. Achei a personagem irritante pela resenha hahaha, mas fico feliz que tenha uma explicação para as atitudes :D
    Eu acho que livros com blogueiras se tornou um sucesso né? O que é bom porque nos identificamos e consumimos mais :)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Kamila.
    A protagonista me pareceu realmente muito chata, quase insuportável.
    Mesmo assim, vc recomendou a leitura.
    Então no fim das contas deve ser interessante.
    Ficou bem legal a sua resenha, bem detalhada.
    Deu pra entender bem o conteúdo do livro.
    Abraços.
    Diego,
    http://diegomorais18.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Meeeeeu Deus, Kamila! Eu preciso desse livro! Eu sou uma blogueira, apaixonada por romances e que amou Eleanor & Park! Já anotei o nome para comprar! Depois te conto o que eu achei, tá? haha <3 Aaah, antes que eu me esqueça, te indiquei para responder uma TAG no último post do blog! Estou louca para ver as suas respostinhas! :) Beijos <3 http://gostosdeadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Achei o livro muito legal e sua resenha me deu vontade de ler, viu? Quero ver se encontro rápido e começo a ler porque a história parece ser demais mesmo.
    Adorei seu blog, Kamila. É um amor.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)