Olá!

O resenhado de hoje é um livro bem legal que ganhei no sorteio da parceira do blog, a Vanessa Sueroz. O livro é o Odiado Admirador Secreto. E veio autografado, muita gentileza da parte dela!



(Ah, e antes que eu me esqueça, até o dia 30 de abril, todos os livros da Vanessa estarão com desconto lá no blog dela!!!)

O livro conta a história de Paula (Paulinha), uma adolescente que está louca para terminar o ensino médio. Ela mora em um colégio interno no interior de São Paulo, porque seu pai ficou desempregado e sua mãe, que é enfermeira, ficou com excesso de trabalho e, sem tempo para cuidar dela, a mandou para um colégio interno.

Lá ela tem cinco amigos: Vitor, Lucas, Fernando, Andressa e Aninha. Juntos, aprontam barbaridades. Até aí tudo bem. Mas a situação começa a mudar quando rosas misteriosas começam a aparecer, todas para Paulinha, claro. No início, ela acha que foi o goleiro do time de futebol da escola, depois acha que foi um desafeto de seu amigo Lucas... Enfim, acontece uma sequência de fatos que deixam Paulinha sem saber o que fazer em relação às rosas - que ela detesta, aliás.


Pra quem não conseguir entender o autógrafo: "Que este livro te traga tantos momentos felizes como me trouxe. Abraços, Vanessa Sueroz, Março/2015."

O livro tem uma revira-volta nos capítulos finais. Quando você já tem uma suspeita (ou certeza de quem é o dito cujo), a autora faz uma bruxaria e a trama acaba de um jeito inacreditável. Ou será que eu tinha uma expectativa (preciso parar com isso) que não aconteceu e aí minha opinião muda da água pro vinho? De todos modos, nunca tinha lido nada parecido.

A história não é ruim, o que mata é a revisão. A fonte é boa e confortável, o texto está justificado. A revisão peca, o que me surpreende, pois a autora dá nome de quem (supostamente) revisou. São inúmeros erros inaceitáveis de gramática (de digitação são poucos). Não sei se a pessoa revisou e depois a autora revisou de novo e alterou a revisão (descobri recentemente que isso pode acontecer) ou quem revisou não tem conhecimentos em português (ou fez de propósito, vai saber), o que é fato que erros assim não deveriam acontecer, pois afastam o leitor da história. Espero que a autora não leve a mal, mas esse livro deveria ser revisado novamente. O conto "Eu te amo mais", (resenha aqui) não tinha tantos erros.

A capa é bem bonita e simples, mas a autora deveria ter escolhido uma foto de tamanho maior, assim, não precisaria esticar tanto, e por consequência, não veríamos os pixels das rosas. Outra coisa que percebi foi a continuidade. Lá em cima eu disse que a Paula tem uma amiga chamada Aninha. Pois bem, a Aninha apareceu nas duas primeiras páginas e só voltou no último capítulo. Até a própria Paula percebeu a ausência da Aninha durante todo esse tempo. Onde ela estava, Vanessa?!

Resumindo, é uma boa história, mas com uma revisão falha, o que matou a proposta. Torço para o sucesso da Vanessa, e que ela consiga uma boa editora, que revise (de verdade) e republique seus livros, porque talento ela tem, só falta o suporte adequado! Vanessa, espero que você entenda minha crítica, não quero acabar com o livro, estou te alertando, você precisa de uma revisão adequada. Erros crassos acabam com qualquer livro e qualquer carreira!



10 Comentários

  1. Oie,
    obrigada pela resenha, espero que tenha gostado.
    Infelizmente sim, paguei para a revisão e fi bem caro. Na verdade você é uma das primeiras a falar que esta ruim, o pessoa nunca tinha comentado nada sobre isso ainda :(
    O caso da Aninha achei que estava explicado com o final, não posso dizer aqui para não estragar, mas a própria Paulinha explica o sumiço da amiga.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Como eu te disse várias vezes, o importante é você ser sincera. Foi a primeira resenha sua em que vi realmente sua opinião. Parabéns!

    Como eu te disse, e a autora tá ali para confirmar, algumas pessoas por medo, acabam não contando o que não agrada no livro. Espero que ela receba bem as criticas e sempre melhore para que isso não aconteça novamente.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Kamilla!
    Bom saber que tem sinceridade nas suas resenhas. Tanto blog por aí que só fica passando a mão na cabeça dos outros.
    Me interessei pela história, mas erros de revisão e gramática matam meu coração de jornalista e escritora, haha. Me incomoda muito. :x

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  4. OOi
    Hoje estou meio atrasada com os comentários, tudo culpa dos Vingadores! haha
    Acho que uma resenha válida é uma resenha honesta. Se não nem adianta fazer.
    Odeio quando as editoras, ou seja lá quem for responsável por isso, vacila na revisão. Perco na hora a vontade de ler o livro...

    Beijo!
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  5. Oi Kamila!
    A publicação independente pode ter desses problemas, o que é uma pena porque acaba manchando o trabalho da autora. E atrapalha o leitor também. É impossível não se incomodar quando os erros ficam saltando em meio à leitura.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Já tinha ouvido falar desse livro, mas não cheguei a ler. Uma pena esses erros na edição, odeio quando isso acontece =/.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu li ele no kindle e não achei ruim a revisão não. Pode ser só o físico mesmo. Quanto a história achei boa, só muito pequena hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Adorei a trama, com certeza vou dar uma chance, parece ser aqueles livros de tarde, que você lê em só um dia.

    Abraços, Heitor Botti
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei bastante da trama, mas realmente a revisão pecou MUITO. Me cansou muito... além de ter tido partes bem repetitivas na história. Mas ainda sim é gostosinho de ler!
    Beijos
    Lendo & Apreciando

    ResponderExcluir
  10. Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)…
    Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).
    Se
    você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu
    te INVOCO para que Desenterre adr de onde estiver ou com quem estiver e
    faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre
    tudo que esta impedindo que adr venha para MIM , afaste todas aquelas
    que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele adr não pense
    mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME.
    Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).
    Publique
    esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em
    in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma
    linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará
    conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã
    esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta
    corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não
    será mais a mesma

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)