Olá!

O resenhado de hoje é um livro que deve ser saboreado, lido com calma e paciência, pelo simples motivo de ser muito lindo. Quando o Amor Bater à Sua Porta é o primeiro livro de Samanta Holtz publicado pela Arqueiro. Seu jeito de escrever me lembrou (GUARDADAS AS DEVIDAS PROPORÇÕES) Nicholas Sparks, mas com São José dos Pinhais (PR) no lugar das roças da Carolina do Norte. Sua escrita delicada (mas sem ser sonsa) é praticamente um reflexo dela, uma pessoa iluminada - tive o prazer de conhecê-la no evento de parceiros da Arqueiro, realizado durante a Bienal (inclusive foi lá que ganhei o livro).

Quando o Amor Bater à Sua Porta começa com a escritora Malu Rocha dando uma entrevista. Até aí, tudo razoavelmente bem, pois ela estava com vontade de socar a jornalista. Porém, quando a repórter fez uma determinada pergunta a Malu, ela simplesmente travou. Não tinha resposta.

O que é o amor para Malu Rocha?

Pois é, essa pergunta ficou martelando na cabeça de Malu, até que um dia, um completo estranho bateu à sua porta. E era estranho mesmo, porque o cara não sabia do próprio nome. Tudo o que a pobre alma sabia era que seu nome era Luiz Otávio Veronezzi e tinha ido até São José dos Pinhais para uma reunião com Malu.

Mas cadê Malu saber da tal reunião. Automaticamente, colocou a culpa em Rebeca, sua assessora estabanada, mas maravilhosa. O que aconteceu foi que Luiz Otávio sofreu um acidente de carro e perdeu a memória (por incrível que pareça, isso é possível). O que mais surpreendeu Malu foi que Luiz Otávio tem o mesmo nome do mocinho do livro que estava escrevendo.

Malu estava preocupada em escrever o final de seu livro, em que a mocinha Ana Clara precisa se decidir por Luiz Otávio ou o ex-namorado. E a presença do Luiz Otávio sem memória iria despertar os mais diversos sentimentos em Malu, cuja única família era seu avô, de 98 anos e que vivia num asilo. O pai é falecido e a mãe mora fora do pais e nem liga pra ela.
Sabem o chão? Pois é, ainda estou nele. Essa história é linda demais. Minha vontade era de sentar com a Malu para uma conversa séria, daquelas em que você só escuta o outro contar sua história e você nem abre a boca, apenas o abraça, o conforta. Nossa protagonista se esconde em um personagem para evitar mais sofrimentos. Ela já sofreu demais e faz papel de dura, papel esse que Luiz Otávio vai tirando pouco a pouco.

Já Luiz Otávio (será que esse é mesmo o nome dele?) tem seu próprio dilema: quem é ele? O que ele tinha a dizer para Malu? Será que algum dia suas lembranças vão voltar? Por algum motivo, que só nos será revelado no final, ele consegue ver a verdadeira Malu, aquela que está escondida sob a rocha que está em seu coração.

Sério mesmo, tento, tento e tento falar escrever, mas na verdade não tenho palavras para descrever essa obra. A forma como Samanta conduz a trama é maravilhosa, por mais que queiramos adivinhar o final (e torcer para que aconteça), ela nos prende à história de tal modo que, quando acaba, a vontade é de sentar e chorar. Mas chorar de alegria, porque a mensagem transmitida é maravilhosa.

Sobre o trabalho da Arqueiro: maravilhoso é pouco. Apesar do erro grave de português que encontrei (foi um só), a editora foi certeira ao escolher a capa, totalmente condizente com a premissa. No mais, mais um excelente trabalho de revisão/edição. Gostei também da arte que fizeram para cada início de capítulo.
No início do livro, a autora montou uma playlist com 31 músicas - uma para cada capítulo + epílogo. É boa pra ouvir enquanto lê. Como não tem quase nada que gosto cadê Laura? Cadê Céline?, então nem ouvi (eu leio no ônibus, onde tenho minhas próprias playlists), mas como sou diferentona recomendo que ouçam sim, com certeza vocês vão curtir algumas músicas. A Arqueiro disponibilizou no Spotify, então vou deixá-la no fim do post.

Sinceramente, Samanta não pode sair da Arqueiro, sua escrita combina com o estilo da editora (que publica o Sparks, olha aí), desde já aguardo seu próximo livro - e enquanto isso vou pesquisar seus títulos anteriores (todos publicados pela Novo Século). 

PS: Samanta ganhou uma nova fã. Repassem até chegar a ela e à editora.



31 Comentários

  1. Oi, Kamila!
    Já ouvi falar sobre o livro, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo.
    Tanto o livro quanto a autora parecem ser uns amores, então já me interessei! Com certeza já está na minha lista ;)

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oii

    A desinformada aqui nem sabia que esse livro é nacional! hahaha
    Mas deve ser bem legal a estória, já vi muitas resenhas positivas sobre ela!

    Beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Kamila, tudo bem?

    o livro parece uma delicinha e sua empolgação dá até uma certa vontade de ler, mas quando eu vi que tem toque de Nicholas Sparks, travei. A leitura dele não é nada agradável para mim. Vou passar o título para algumas amigas que são ensandecidas com ele, vai que elas gostam.

    bjsss

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu não sou da turma do romance, mas até que fiquei interessada pelo livro, gosto de protagonistas escritores, e também fiquei interessada pela história do desmemoriado, curiosa para saber o que acontece com ele.
    Acho bem interessante os autores que fazem playlist, mas eu não consigo ler e ouvir música ao mesmo tempo, a música me faz voar.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou fã da Samanta desde Pássaro.
    Ai quero ler esse!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Kamila, tudo bem?

    Este livro está na minha lista desde que foi lançado. Concordo com você, a autora é uma fofa, uma simpatia. Sorridente e atenciosa com os leitores. E também acho que essa parceria com a Arqueiro foi muito acertada, ela tem mesmo a carinha da editora.

    Parabéns pela resenha, ficou ótima!

    beijo


    http://www.leitorasinquietas.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Já li várias críticas positivas acerca da obra e a cada uma que vejo fico com mais vontade de conhecer a escrita da autora.
    Quero muito saber se Luiz é mesmo o nome do personagem e como e porque ele tem apenas um bilhete com o nome e endereço de Malu depois do acidente.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiii Kamila, tudo bem?
    Menina eu vi prendida na sua resenha com toda certeza, quando o amor bater a sua porta é um dos livros nacionais que mais gostaria de ter oportunidade de realizar a leitura ainda mais por causa da autora que é um fofa e muito querida, parabéns pela resenha e dica super anotada, adorei ter visto que a edição está um arraso.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Que capa bonita! Gostei bastante da resenha e da Playlist (Música é comigo mesmo), mas por ter uma escrita parecida com Sparks eu já fico com o pé atrás. Li alguns livros dele e gostei de um, mas os outros achei bem "mais do mesmo". Talvez por ser outra pessoa escrevendo, eu acabe gostando desse, porém não posso garantir =D
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá amore,
    Não conhecia o livro nem a autora até então... mais já estou aqui mega curiosa pra ler...
    Parece ser além de romântico super divertido, isso me agrada!
    Adorei sua resenha, parabéns!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  11. Kaa! Tudo bom?? Acho que estava junto quando ~alguém~ ganhou autógrafo u.u hahaha
    Estou louquinha pra ler esse livro, mas o tempo não colabora :c
    Beijão frô <3

    blog-chuva-de-chocolate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Kamila! Tudo bem??
    Na primeira vez que vi essa capa, fiquei encantada! Ela passa uma sensação de conforto tão gostosa, daquelas que você sabe que pode confiar no livro (apesar de eu não apoiar aquilo de julgue pela capa kkkk). Agora que li mais a respeito fiquei com vontade de saber mais sobre essa história linda!! Do jeito apaixonado que você falou ela deve ser mesmo incrível rsrs Bjs,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Também me apaixonei perdidamente por esse livro!! O engraçado é que eu também demorei para ler o livro pq não queria que acabasse. Sou fã da Samanta desde que li "O Pássaro", leia assim que possível!!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  14. Acabei de ler esse livro ontem e estou completamente apaixonada por ele. Adorei a playlist mas não li ouvindo música, não gosto

    ResponderExcluir
  15. Oi, Kamila, tudo bem?
    Eu também participei do encontro de blogueiros parceiros da Arqueiro, por isso sei exatamente o que você quer dizer quando diz que a Samanta é uma pessoa iluminada. Que mulher mais fofa, gente!
    Ainda não tive a chance de ler nenhum livro dela, mas morro de curiosidade e pretendo ler "Quando o Amor Bater à sua Porta" em breve.
    Achei a premissa desse livro super amorzinho, daqueles bem "água com açucar" que a gente adora.
    Sua resenha me deixou super curiosa (principalmente seu questionamento sobre esse ser ou não o verdadeiro nome dele...).
    Ao contrário de você, super me identifiquei com a playlist! Sou apaixonada por James Bay, Jason Mraz, Colbie Caillat, Imagine Dragons... e adoro conhecer novas músicas e artistas. Amei todas as faixas e vou baixar todas já! (sou dessas que ainda baixa músicas, mesmo com a facilidade do spotify hahah)

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://www.confissoesfemininas.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá, a obra parece ser bem fofa...já acompanhai algumas resenhas dela e gostei bastante da sua :)

    Parabéns! Já vou anotar pra ler também!

    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Esse foi o primeiro livro da Samanta que li e também virei fã! Me comovi muito com o enredo, foi ótimo ver a muralha que a Malu construiu ao redor dela ruindo, e o que dizer do Luiz Otávio? Adorei também! Fora que amo tramas com perda de memória. Quero ler tudo da autora!

    ResponderExcluir
  18. Oie Kamilla, tudo bem? Ultimamente tenho lido muitas resenhas sobre esse livro, mas foi a sua que me deixou curiosa com a leitura. Eu gosto do estilo do Nicholas, então acho que não irei me decepcionar com a escrita da Samanta. Sua resenha ficou ótima!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oie!
    Eu ainda não li o livro, mas será uma das minhas próximas leituras. Estou bem curiosa para conferir essa livro, devido as indicações positivas que estou lendo sobre a história. Eu preciso ler o livro para ontem!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  20. QUE CAPA PERFEITA, RESENHA LINDA, QUERO ESSE LIVRO <3

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    ai mulher, sua resenha me deixou louca por esse livro, desde o lançamento venho namorando mas ainda não consegui compra-lo. E essa é a primeira resenha que leio e cara, você me instigou. Adoro romances e com esse ar de mistério de quem é Luiz Otávio me deixou animada para ler. Essa pergunta é bem difícil de ser respondida, mas estou curiosa com a resposta da Malu. Espero ler ainda esse ano.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Só vejo elogios por esse livro e estou muito curiosa para fazer a leitura. Gostei de saber a cidade em que se passa e a comparação com Nicholas Sparks que você fez no começo da resenha. Mal posso esperar para ler.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  23. Que resenha mais amorzinho! Parabéns :)
    Eu gostei muito, muito mesmo da sinopse e da resenha. Parece ser aquele livro que faz a gente sorrir ao final da leitura e suspirar. Está na lista!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  24. Conheci a Samanta na mesma época em que comecei a escrever, participar de cursos e antologias e montar o blog. É um amor de pessoa e a escrita combina muito com ela. Você vai adorar ler O Pássaro, é lindo! Sobre esse livro novo, ainda não tive oportunidade de ler, mas achei a ideia do romance muito linda. Tenho certeza q vai se manter um sucesso! bj!

    ResponderExcluir
  25. Oi Kamilla... ainda não conhecia a autora aacredita?
    Eu a conhecia quando ganhei esse livro em questão na promoção do Skoob! haha
    Então sim, eu vou o ler. Adorei a sua resenha e simplesmente amo quando o livro tem a sua playlist própria!!

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  26. Olá! Eu acho a capa desse livro tão linda! Gostei bastante da premissa, deve ser um livro lindo de se ler. Fiquei curiosa para saber a história dos dois. Beijo

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  27. Que história mais fofa! A premissa é linda. Posso lhe dizer que o seu entusiasmo é contagiante. A capa do livro já é bem convidativa, mas após ler a sua resenha, não tem com não ficar curiosa. Adorei o autógrafo, muito carinhoso.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  28. Hey, há li mais resenhas desse livro do que gostaria e a sua claramente tocou certinho, no ponto sentimental, no core, onde dói. HAHAHA. Quero muito ler a obra, muito mesmo. ♥ Obrigada.

    ResponderExcluir
  29. Olá.
    Li muitas resenhas bem positivas sobre esse livro e fiquei bem animada, pois nunca li nada da autora e esse livro tem uma premissa maravilhosa. Deu para perceber o quanto você curtiu a história, sua resenha ficou perfeita e e entendo sua dificuldade de falar do livro, isso sempre acontece quando lemos livros bons e esse parece ser o caso.
    Espero ler o livro em breve.

    ResponderExcluir
  30. Oi Kamila!
    Esse livro será minha próxima leitura e estou super ansiosa porque todas as resenhas que li foram positivas. Além disso, a Samanta é muito fofa!!!! <3
    Já adicionei a playlist no Spotify, adoro ler ouvindo música.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  31. "Repassem até chegar a ela e à editora" - hahahah! Funcionouuuuu, aqui estou eu :D Apesar de querer bater em mim mesma por ter demorado tanto a encontrar e ler essa resenha tããããão linda que você escreveu sobre meu livro! :)

    Querida Kamila, que gostoso ler palavras tão cheias de amor sobre mim e sobre meu livro! Muito obrigada, de coração, por cada elogio, cada opinião lindamente explicada, por todo o carinho... Como isso faz bem!! :)

    Estou muito feliz em saber que gostou tanto do livro e também do nosso encontro no final do evento da Arqueiro! Tive tão pouco tempo pra atender cada um de vocês, mas ainda assim foi muito especial! :)

    Beijosssssss no coração,
    Sam :*

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)