Olá!
Quero mais feriado. E vocês? Bem, depois de ler alguns livros românticos e distópicos, hora de trazer a resenha de um livro que mostra uma das maiores tragédias da Humanidade de um ponto de vista único. Acredito que muitos já assistiram o filme A Lista de Schindler. Alguns dos meus colegas de trabalho viram e elogiaram. Há 15 dias, estava na seção de biografias da biblioteca que frequento vi que o livro estava lá, lembrei das opiniões de meus colegas e acabei pegando emprestado. Desfrutem a resenha de A Lista de Schindler - A Verdadeira História.
A Lista de Schindler é narrado por Mieczyslaw "Mietek" Pemper, que viveu em um campo de trabalhos forçados (que depois virou campo de extermínio) de Plaslow, em Cracóvia, na Polônia. Ele trabalhou (trabalhou é modo de falar, ele foi obrigado a trabalhar) por mais de 500 dias diretamente com Amon Göth, comandante desse campo, na função de estenógrafo pessoal. Estenografia é a técnica que permite escrever com rapidez usando caracteres abreviados.
Mietek conta - para suas anotadoras, as pesquisadoras Viktoria Hertling e Marie Elisabeth Müller - como foi conviver sob o domínio de Hitler e como sobreviveu - partindo da premissa de que Göth era muito nazista e Pemper era um detento judeu que tinha acesso a várias informações secretas. Em mais um dia de trabalho aparece Oskar Schindler, que, através de suas articulações, montou uma lista que tinha mil nomes - 700 homens e 300 mulheres - que Schindler levaria de Cracóvia para um outro campo de concentração, assim, esse pessoal acabou escapando de Auschvitz, um dos símbolos do nazismo.
O livro nos faz refletir sobre como a maldade humana toma formas inimagináveis. Em vários momentos, Pemper mostra como a propaganda de Hitler mostrou um povo judeu como inferior e o povo alemão como o superior, o melhor de todos. Essa obra dá de 10 a 0 em qualquer aula de história. A leitura é mais que recomendada. Apesar da lista só ter salvo cerca de mil pessoas. o ato ficou eternizado pela coragem e audácia de Schindler e também de sua esposa, Emilie. Quantos alemães estenderam as mãos para os judeus nessa época? No total, seis milhões morreram sob o poder de Hitler e mais outros milhões fugiram para os mais diversos lugares, como Israel, EUA e até mesmo o Brasil, quem diria. - Um exemplo de judeu polonês que veio parar no Brasil é Samuel Klein, fundador das Casas Bahia, morto em 2014.
A edição da Geração está incrível, sem erros de português, um ou dois erros de digitação e no final conta com um anexo com todas as patentes da SS. As patentes da SS são próprias da organização, no livro todas estão em alemão, o que confunde um pouco no começo, mas conforme a leitura vai fluindo, o leitor vai acostumando.
Não vi o filme, mas o narrador diz que, por diversas questões, muitos fatos foram romantizados, para ajudar na compreensão de quem assiste. Então, já de cara, não pretendo ver o filme. A produção de Steven Spielberg levou milhões às salas de cinema em todo o mundo. Claro que o filme ajuda na compreensão da história, mas o livro é muito mais detalhado. Pemper não deixou faltar nada.
A lista estava em uma maleta, a "Maleta de Schindler", encontrada em sua casa 25 anos após sua morte, em 1999. Depois de ter salvo mais de mil pessoas, viveu no anonimato, separou-se de sua esposa e faleceu em 1974. Pemper depôs contra Amon Göth, em 1946. Sua participação na história só veio à luz em 1993, justamente por causa do filme. Ele faleceu em junho de 2011, na cidade de Augsburg, na Alemanha.
Adoro ler romances, distopias e YA, mas também adoro relatos biográficos. Eles nos tiram da zona de conforto literária, além de nos trazer boas lições e nos ensinar sobre grandes momentos e pessoas. Leitura mais que recomendada.
Oiee,
ResponderExcluiresse livro é da Geração Editorial. Qualquer livro com base história da editora vale a pena.
Nunca li nada relacionando a Lista de Schindler, mas me falaram que a história é bem forte.
Agora eu quero ler ele...
Beijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky
Oi Kamila, já vi o filme é gostei muito, ainda não li o livro e tenho bastante curiosidade até porque deve descrever em detalhes algumas cenas que como você relatou, foram romantizada.
ResponderExcluirBjim!
Tammy
Livreando | Facebook
Sou louca para ver o filme porque até então eu não sabia que tinha um livro! Agora estou louca para ler o livro porque né? rs. Quero muito saber mais dessa história que me interessa tanto
ResponderExcluirRealmente é uma leitura importantíssima. Eu tenho mesmo que sair mais da minha zona de conforto. Mas estou tentando fazer isso aos poucos. E com leituras obrigatórias todo mês, acaba sendo mais difícil ainda! haha
ResponderExcluirBeijos!
www.ooutroladodaraposa.com.br
Oi...
ResponderExcluirQuero muito ler o livro, mas sempre pego outro antes. Assisti o filme e achei muito bom, mas bem pesado, e acredito que o livro seja ainda mais né?
Ótima resenha, acabou de me convencer!! hehe
abraços...
Eu Pratico Livroterapia
Oi, Kamila
ResponderExcluirTambém adoro relatos bibliográficos e este é um que está faz tempo na minha listinha. Eu relutando em assistir o filme, para ler primeiro. Quando fala na Segunda Guerra mundial e Hitler eu logo me interesso. Imagino o quanto dá para sentir mesmo a maldade humana lendo ele. O livro é mais detalhado mesmo, mas ao contrario de você, pretendo ver o filme, depois de ler o livro claro.
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Bom saber da existência do livro.
ResponderExcluirNão li e não vi o filme.
Mas acho que vou preferir o livro.
rsrsrsrs
Bjkas
Blog da Polli
Ganhe com seu Blog
Já vi o filme, é um fime muito bonito, mas é muito triste quase não tem alivio, já li e assisti muita coisa desse periodo, mas o livro da Lista ainda não li e espero ler um dia
ResponderExcluirwww.poyozodance.blogspot.com.br
Oláá!
ResponderExcluirEu vi você lendo esse livro e eu não sou muito fã desse estilo, sou mais dos chicklits e afins, maaaas eu é bom conhecer um pouco mais da história, só que para mim os livros não funcionam >.< Mas os filmes sim *o*
Vou procurar para assistir :D
Ótima resenha!
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Olá!
ResponderExcluirAinda não fi o filme ou li esse livro, contudo já ouvi falar e a sua resenha me deixou curioso para lê-lo. Alguns livros que contam biografia me fascina. Um deles é A casa do céu! Sua é escrita é clara e emotiva. Amei seu blog.
Bjs
http://surpresasnaspaginas.blogspot.com.br/
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirConfesso que ainda não conhecia nem o filme ou o livro, mas obras biográficas realmente não são o meu forte, talvez seja pelo fato de que aquilo realmente aconteceu, e eu prefira ficar nos meus mundos de "aventuras".
Abs.
http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/
Oi Kamila.
ResponderExcluirO livro deve ser sensacional por causa dos relatos. Eu já assisti o filme e tenho muita vontade de ler. Preciso comprar esse livro logo e como eu adorei sua resenha vou colocar ele na lista de prioridade.
Bjos
http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/
Eu vi o filme há muitos anos, e qse morri de tanto chorar. Esse tema mexe demais cmgo. Fiquei curiosa pela leitura, mas teria q escolher com calma o momento de lê-lo.
ResponderExcluir;D
http://profissaoleitora.blogspot.com.br/
Olá, Kamila.
ResponderExcluirEu nunca assisti o filme, mas todas as pessoas que assistiram elogiam ele. Eu nem sabia que tinha livro, agora preciso ler ele. Amo livros que contam o que aconteceu na segunda guerra. Mesmo que sejam histórias sofridas demais, gosto de ler, para ver até onde o ser humano é capaz de chegar.
Blog Prefácio
Oie ...
ResponderExcluirAinda não li o livro , mas , já assisti o filme e posso dizer que é muito triste !
Realmente mostra do que é capaz a maldade humana ...
Beijos
http://coisasdediane.blogspot.com.br/
Olá, Kamila. Ainda não vi o filme, apesar de ver muitos comentários a respeito. Acho que esse livro é uma leitura obrigatória para mim, assim que eu tiver a oportunidade irei lê-lo!
ResponderExcluirBeijo,
http://www.pactoliterario.com/
Oi Kamila! Vi o filme, e tenho em mente, sempre que assisto produções assim, baseadas em fatos reais, que muita coisa é romantizada mesmo. Recomendo que você assista mesmo assim, porque é muito bom! Mas sobre o livro: gostei muito da sua resenha, e adoro livros assim, carregados de história, principalmente depois de ler muitos livros levinhos (pra equilibrar, haha).
ResponderExcluirBeijos.
http://imperfeitaas.blogspot.com.br/
Oie!
ResponderExcluirMenina, eu não teria coragem de ler esse livro... não é um tema que me atrai...
Bjks!
http://www.historias-semfim.com/
Meu Deus, que história.
ResponderExcluirEu vergonhosamente confesso que não assisti nem ao filme… Deveria, porque tanto o livro parece o tipo de leitura e quanto o filme parece uma adaptação cinematográfica de grande qualidade – emocionante e ultrajante sobre esse período negro da nossa história.
Beijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Olá Kamila,
ResponderExcluirSou apaixonada por tudo que fala sobre a Segunda Guerra Mundial - não me entenda mal, por favor.
Tive a oportunidade de ler A Lista de Schindler, escrito por Thomas Keneally e achei fascinante, claro que me deu um aperto no coração conforme eu lia. Gostei bastante da sua resenha e fiquei curiosa para ler esse livro que é um outro ponto de vista.
Na minha opinião, Schindler foi um herói.
Beijos
http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/
Oi, Kamila! Tudo bem?
ResponderExcluirGosto muito de livros que falem sobre guerras e acontecimentos históricos.
Fiquei muito interessado por esse livro.
Beijo
mundoemcartas.blogspot.com.br
Ola Kamila lindona confesso que hoje estou sem estrutura para ler sobre a maldade humana e o sofrimento alheio ainda mais dessa maneira como é narrado no livro, eu nem quis assistir o filme justamente para não chorar demais . Fico feliz que gostou da leitura. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Olá
ResponderExcluirEu nunca vi o filme, sabia sobre o livro porque um colega num grupo do whatts me falou sobre e desde de então ele tá na minha lista de desejados, vou ver se acho numa biblioteca também,porque gosto muito de livros que são relatos biográficos.
Bjss
Oi Kamila, esse parece ser um livro muito interessante, também acho bom a gente sair da zona de conforto as vezes para descobrir coisas novas. Esse é um livro que eu iria me aventurar, quem sabe um dia eu dê uma chance.
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Olá! O filme é bem forte e o livro deve ser também! É legal quando nos aventuramos em outros gêneros, abre nossos horizontes. Mas, não sei se leria, o motivo é o grau de maldade que ficamos sabendo, dói meu coração em ler sobre esses relatos, e muitas vezes prefiro evitar. Bela resenha. Beijos!
ResponderExcluirhttp://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/
Assisti o filme e queria poder colocar esse livro na minha lista de leituras, mesmo não sendo o meu estilo literário. Pensar no que aconteceu durante a segunda guerra, em Hitler e tudo o mais faz a gente ver a que ponto chega a maldade humana.
ResponderExcluirGostaria de ter mais tempo para poder ler os livros que me chamam a atenção e os livros que contam fatos da segunda guerra estão nessa lista, pena que tempo é curto.
Beijinhos,
Lica
Amores e Livros
Amei essa resenha, o livro parece ser meio pesadinho, mas gostei do tema... Uma amiga minha me falou dele, há uns tempos atrás, mas não levei muita fé... A tua resenha me convenceu.
ResponderExcluirBeijos
www.frescurasdemulherzinha.com
Oii,
ResponderExcluirConfesso que ainda não vi o filme (pelo menos que eu me lembre), e não se leria o livro, por que histórias de época de guerra, não me atraí muito.
Mas o seu post, está bem legal. Parabéns.
Beijos
Oiee.
ResponderExcluirNão conhecia esse título da Geração, afinal eles tem tantos livros.
Fiquei feliz por ter amado a edição. Não fiquei tão curiosa quanto a trama, mas um dia talvez eu dê uma chance a obra
Beijos
Amor Literário
Esse ano eu adquiri um interesse sobre tudo que envolva a segunda guerra mundial, acho que isso foi quando descobri que meu sobrenome Salazar também foi o sobrenome de um homem com o mesmo nome e sobrenome do meu pai Antônio de Oliveira Salazar, um tipo de ditador de Portugal, dizem que ele era um dos aliados de Hitler. Enfim meu pai se chama Antônio Salazar de Oliveira, percebeu que só existe uma troca de lugar de sobrenomes? kkkkk
ResponderExcluirEnfim, depois disso eu comecei a ler e ver filmes relacionados a segunda guerra.
Ainda não vi A Lista de Schindler e nem li, mas sua resenha chamou minha atenção, mesmo o filme ter sido romantizado, eu ainda pretendo assisti-lo.
Adorei sua resenha.
Não curto muito de biografias e pra te falar a verdade, esse livro não me chamou a atenção! Acho que esse não seria o momento de ler ele.
ResponderExcluirAtenciosamente Um baixinho nos Livros.
Kamila, concordo que relatos biográficos nos tiram da nossa zona de conforto, mas não é o tipo de leitura que consegue despertar meu interesse.
ResponderExcluirLogo, não consegui me interessar pela leitura, mas sei da grandiosidade da obra.
Lisossomos
Leria muito esse livro. Esse período histórico é muito legal de se conhecer,porque de se viver deve ter sido uma merda. Esse tio Hitler era impossível mesmo...
ResponderExcluirconexaomista.com.br
Olá!
ResponderExcluirSempre tive vontade de ver A Lista de Schindler, sabia que era baseada em uma história real, mas não sabia que tinha um livro contando a história, interessei-me muito.
Beijos.
Oi
ResponderExcluirParece ser um livro bem forte, histórias voltadas para a segunda guerra mundial me deixam bem curiosa, mas não tenho estômago rsrs.. Quem sabe um dia..
Beijos
Lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br
Oi Kamila!
ResponderExcluirEu não li o livro, só vi o filme. Gostaria muito de poder ler, mas eu acho tão tão triste que passaria dias chateada com a história... Então, eu não leria por agora, sabe? Mas, seria fantástico poder ler esse livro!
Beijos
LuMartinho | Face
Oi,
ResponderExcluirNão tinha ouvindo falar do livro, nem do filme para falar a verdade, mas sempre que posso leio algo fora da minha zona de conforto, ainda mais sendo biografias que conseguimos aprende algo no tempo que se passa o livro.
Sou muito interessada por histórias que se passa nessa época, já inclui o livro na minha listinha :3
Beijos Mari - Stories And Advice
Primeiramente quero te parabenizar pela sua resenha muito bem escrita, porque eu gostei bastante de tudo que você abordou sobre o livro. Mas eu sinceramente não gosto muito desse tipo de leitura. Acho muito triste sabe? Eu não sou muito fan embora seja uma realidade. Mas mesmo assim me parece ser um bom livro para quem gosta do tema. Espero poder ler algum dia algo, mas não sei quando rs
ResponderExcluirhttp://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/lancamento-editora-novo-seculo.html?m=1
Oláá
ResponderExcluirÓtima resenha, muito bem escrita, é uma leitura diferente do que costumo ter mas chamou minha atenção por trazer um tema forte e diferente, lerei se tiver oportunidade
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Uau que resenha inspirada, acredito que você tenha se encantado porção ter se contaminado com o filme antes hahaha.
ResponderExcluirEu tenho um pé atrás com as histórias do nazismo porque poloneses aleijados homossexuais e negros morreram em volumes imensamente grandes, mas, de alguma forma, só lembram da morte dos judeus, que estão matando seus irmãos árabes a balde desde que o mundo é mundo. Por isso não sei se leria, mas, sou louca pra ver o filme.
Bjs
Tay do Let It Shine
Oi Kamila, tudo bom?
ResponderExcluirAmei sua resenha! Sou apaixonada por qualquer coisa que envolva as Grandes Guerras;
já assisti a um pedaço do filme deste livro e gostei bastante, fiquei bem curiosa quanto ao livro.
Esta biografia para ser um relato de um homem que era um exemplo de coragem e bondade, apesar de tudo. Amei mesmo o que tu escreveu, beijos!
www.entreleitores.com
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirEu sempre gostei muito de ler sobre fatos históricos e um dos meus temas favorito é a Segunda Guerra Mundia. Então acredito que eu iria gostar muito desse livro. E espero que ele me traga novas informações.
www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br
Oi Kamila, tudo bem? Adoro livros que abordam história, principalmente quando falam ou citam Hitler. Fiquei bem curiosa para ler o livro, já que não assisti o filme ainda. Parece ser uma obra grandiosa e tenho certeza que vou aprender muito com ela.
ResponderExcluirBeijos, Gabi
Reino da Loucura