Olá!

Mais uma vez, depois de muito tempo, trago uma resenha de livro do mais amado (pelos gringos) e mais odiado (pelos brasileiros) autor nacional Paulo Coelho. O Alquimista é uma de suas masterpiece e sua rápida leitura nos diz porquê. Em nova edição da Sextante, essa história é atemporal.
SKOOB - O livro vai contar a história do pastor Santiago, que mora na Andaluzia (Espanha) e tem uma vida tranquila: tem suas ovelhas, vende a lã delas e vive assim, na mais absoluta paz, sonhando em poder se casar com a filha do comerciante que lhe compra a lã. Porém, por duas noites seguidas, ele tem um sonho. No sonho, ele vê uma criança se aproximar e brincar com suas ovelhas (ele odeia que se aproximem de suas ovelhas), porém, de repente, a criança pega na mão do pastor e o leva até as pirâmides do Egito.

O pastor visitou uma certa cigana, que desvendou o sonho para ele. Agora, sua missão era ir até as Pirâmides buscar um tal tesouro. Depois, ele encontra um velho, que lhe faz algumas revelações. A partir daí, Santiago percorrerá um longo caminho até seu objetivo. Mas não é só geograficamente, é também longo mental e espiritualmente.

Muitos odeiam Paulo Coelho depois de ter lido um de seus livros, muitos odeiam sem ter lido, mas o fato é que só os brasileiros o detestam. Lá fora, famosos e anônimos devoram as mensagens do autor carioca - que, em virtude de seu aniversário de 70 anos, escrevi um artigo na Nova Millennium falando sobre ele... E ELE LEU E CURTIU A PUBLICAÇÃO, o texto é este aqui (e desculpa o caps) - que apregoa que, basicamente, o segredo do sucesso é acreditar em si mesmo e ter um pouco de fé.

Eu comecei a ler os livros dele há muito tempo, ainda na escola, então provavelmente não entendi toda a mensagem que ele coloca em suas obras. O Alquimista foi um dos primeiros, uma edição bem antiga, lida via empréstimo. Como faz tempo que tinha lido, não me lembrava de quase nada e foi um prazer poder reler essa nova edição da Sextante, com um laranja vibrante e uma linda mensagem na capa de trás.

Apesar de o autor não permitir revisões em seus livros (vai saber o motivo), não encontrei erros de nenhuma ordem nessa edição. É uma leitura rápida, ágil, com capítulos curtos e sem enrolação. Recomendo a todos, mesmo pra quem não gosta sem ter lido. (até porque, se existiu a febre dos livros de youtuber, por que não ler Paulo Coelho, não é mesmo?) 



23 Comentários

  1. Apesar das inúmeras críticas ao Paulo Coelho eu curto alguns livros dele. Pra mim os melhores são Brida, e Nas margens do Rio Sena sentei e chorei.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oiii Kamila tudo bem
    Eu gosto da escrita do Paulo Coelho, diante mesmo assim de tantos comentários negativos que o povo costuma fazer, adorei a resenha e não conhecia o livro, com toda certeza adoraria ler.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Já li o Alquimista e adorei, assim como adoro os livros de Paulo Coelho.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Há algum tempo tentei ler esse livro e um outro livro do autor e em nada a sua narrativa me cativou na época. Porém, penso em dar uma nova chance, afinal, as pessoas mudam, não é mesmo?

    Beijinhos,
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha!
    Compartilho totalmente de sua experiência com esse autor. Conheci Paulo Coelho aos 15 anos e o primeiro livro lido foi O demônio e a senhorita Prym, amei e continuo gostando de suas obras e refletindo muito a respeito de suas mensagens, sinceramente, até hoje não entendo porque tantos brasileiros falam mal desse autor, não entendo mesmo.
    O alquimista é meu segundo livro favorito dele, o primeiro é Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei. =)

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada do autor e para ser franca não tenho a minima curiosidade, ouço muito falarem desse livro, mas nunca nem cheguei a ser a sinopse, só agora lendo sua resenha entendi um pouco mais, mas ainda assim acho que seria um livro meio complicado para mim ler, não é meu tipo de leitura, mas achei a nova edição linda.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não li nada do autor, mas tenho curiosidade com algumas obras dele, O Alquimista é uma delas. Tenho certeza que a escrita dele é impecável e os seus livros devem ser mesmo muito bons para quem se permite ler sem preconceitos e não impondo barreiras antes de começar.

    ResponderExcluir
  8. Sempre ouvi falarem desse livro mas nunca o li, na verdade nunca li nada do autor. Sua resenha me deixou curiosa, quem sabe esta não seja a hora de conhecer a escrita de Paulo Coelho?

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Kamila! Confesso que nunca li nada do autor, pois não é muito o meu gênero, mas achei a proposta desse livro bem interessante e bateu uma curiosidade de saber o que o pastor irá encontrar nas Pirâmides haha. Sua resenha está ótima, dica anotada. Bjss!

    ResponderExcluir
  10. Oi Kamila, O Alquimista foi meu primeiro livro do Paulo Coelho, ainda nos tempos da escola, assim como você. Já li inúmeros livros dele, e não entendo esta bronca que muitos tem dele. Suas obras caem bem para mim, e nem ligo para os que falam mal deles. Depois vou ler seu artigo, e que tudo que ele respondeu!!!
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  11. Tentei ler uma vez mas acho que o estilo de escrita dele não combina comigo. Porém, já ouvi muita gente elogiando, especialmente brasileiros.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Eu já li vários livros do autor e gosto muito da narrativa dele.
    Sempre tem algo para refletir e chamar a atenção do leitor, e esse livro é muito bom daqueles que me fez pensar muito.
    Muito bom!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Oiii!

    Brasileiro gosta mesmo é de babar ovo para gringo hahaha. Eu não li nada dele, por falta de oportunidade, mas quem sabe um dia, né?
    Até hoje não superei que ele leu seu artigo <3

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  14. Olá. Olha... desculpa, mas Paulo Coelho não me convence. E não digo isso porque só gosto de livros da gringa não. Adoro literatura brasileira, inclusive adoro tanto que é o curso que escolhi. E não consigo ver nada de especial na escrita dele. Enfim, é só minha opinião. Mas que ótimo que você releu e conseguiu aproveitar novamente a leitura. Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi Kamila, eu sou suspeita para falar do Paulo Freire eu gosto demais mesmo da escrita dele. A maioria dos brasileiros tem a mania de não valorizar o que é nosso. O alquimista tem lições maravilhosas.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  16. Olá!!

    Mesmo sendo um livro bem conhecido e o Paulo Coelho, mas não funciona para mim, nunca me interessei. Mas lendo sua resenha até me despertou uma curiosidade, não prometo que vou ler, mas vou pensar com carinho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oiee, mesmo já tendo visto muito sobre o autor nunca li nada dele.
    Não acho que faz meu estilo de leitura..

    =/

    ResponderExcluir
  18. Eu tentei ler algo dele há alguns anos, mas não me vi envolvida por sua escrita. Não o odeio, apenas não acho que eu seja o perfil certo de leitor para suas obras.

    Das pessoas que eu conheço, sou a única que gosta dos livros dele heheheh

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Nunca li Paulo Coelho então não tenho opinião alguma formada à respeito dele.
    Tenho vontade de ler O Alquimista, mas a verdade é que nem sei se farei isso tão cedo :/
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem? Não tenho nada contra o autor, só não tenho muito interesse mesmo. O único que li dele e que gostei muito foi Veronika decide morrer. Mas O alquimista nunca me interessou, assim como os outros livros dele "espirituais". E que bacana que ele gostou do seu artigo, parabéns! *-*

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?
    Essa edição está linda, não é mesmo? Não conheço os livros de Paulo Coelho, mas é um autor que pretendo conhecer um dia, quando chegar a hora. Tem razão, precisamos conhecer antes de criticar. Tenho para mim que uma pessoa não adquire fama à toa. Com certeza ele deve ter seus méritos. Um beijo. Sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  22. Olá,

    Ainda não li nenhum livro do Paulo Coelho, sendo assim quem sabe não começo por esse livro né .. E espero gostar de sua escrita, assim como tantas pessoas gostam :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Ótima su resenha. Vale muito a pena a leitura desse livro. E seu blog é um amor, adorei conhecê-lo. Depois da uma passadinha para conhecer o meu também.

    www.vanessacruz.com.br

    Beijos flor!!!

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)