Olá!

Mais uma sexta, portanto, nada como trazer uma ótima dica de filme! Decidi que sexta-feira é o melhor dia para falar de filmes, pois é a porta de entrada do fim de semana - e ainda por cima é feriado em respeito ao Dia da Consciência Negra - que deveria ser todo dia, diga-se de passagem.

O filme de hoje faz parte do circuito de cinema de arte - àqueles que são bons e não lembram os blockbusters de Hollywood. Ele é holandês, mas falado em alemão. É o Traição, que, até onde pesquisei, não tem na Netflix, (mas se chegar a ter, favor avisar nos comentários) mas tem pra assistir (legendado) no Looke, um serviço de streaming tipo Netflix, mas você tem a opção de comprar ou alugar o filme.

Título Original: Steekspel
Ano: 2012
Elenco: Peter Blok, Ricky Koole, Sallie Harmsen, Carolien Spoor, Gaite Jansen, Robert de Hoog, Jochum ten Haaf, Pieter Tiddens.
Duração: 1h29m

O filme começa na festa de aniversário de 50 anos de Remco (Peter Blok), que foi organizado por sua esposa, Ineke (Ricky Koole). Tudo até ia bem, até que apareceu sua ex-amante Nadja (Sallie Harmsen) aparece na festa. Grávida. Dele. Ineke sabe da traição do marido, mas, como boa esposa (?) deixa passar. Depois da festa, a vida de Remco muda pra pior.

Remco adora trair a esposa, a amante do momento é Merel (Gaite Jansen) que é amiga de Lieke (Carolien Spoor), filha de Remco. Por sua vez, Merel é o sonho de consumo de Tobias (Robert de Hoog), irmão de Lieke. Achou bagunçado? A tendência é piorar. Remco é um empresário bem sucedido, possui uma empresa de arquitetura em sociedade com sua esposa e Win (Jochum ten Haaf) e Fred (Pieter Tiddens), amigos de longa data. Que o estão passando para trás.

Como já deu pra ver, todos se traem e têm segredos a esconder. A única em que (talvez) dá pra confiar é Ineke. A traída. Ela aparenta ser a única que nunca sabe de nada. Mas o golpe mortal vêm justamente dela. Mas, até essa parte, Remco vai se ferrar bastante, chega a dar dó.

O filme, apesar de abordar diversas situações constrangedoras, tem uma pitada cômica. Outra coisa que notei foi que, como já dito, é holandês, porém falado em alemão. E o que pude notar é que o alemão é parecido com... o inglês! Apesar de terem a mesma origem (germânica), a forma como escrevem é bem diferente: o inglês é fácil de aprender por não ter tantas alterações em seus tempos verbais, enquanto o alemão torna-se mais difícil, por causa da junção de várias palavras para formar uma só, sem contar que a letra R têm várias formas de pronúncia. Explico isso em relação ao português. Entre si, a escrita é muito diferente, mas a pronúncia de determinadas palavras e termos é parecida.
Remco e Ineke, seus lindos <3

Por exemplo: "bom dia" em inglês se escreve "good morning" e em alemão se escreve "guten morgen". Escritas diferentes, mas na hora de pronunciar, "guten morgen" vira... "good morning"! Achei isso incrível. E sim, esse "bom dia" que usei de exemplo está no filme, rs.

O filme é super curto, mal chega aos 55 minutos, mas é bem feito, a produção está de parabéns. Nunca tinha assistido a um filme holandês, mas gostei do que vi, claro que recomendo, ainda mais pelo final. A última cena supera até mesmo o clímax da obra!

E aí, o que acharam da resenha? Veriam o filme? Já viram alguma produção holandesa? Se sim, pode deixar nos comentários, vou adorar saber!



18 Comentários

  1. Quero assistir esse filme!
    Segui seu blog :)
    http://coiisadeana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Kamila.
    Achei legal a dica por ser um filme holandês, falado em alemão. Coisa que nunca assisti hehe. Mas para ser sincera eu não assistiria esse filme. Eu odeio traição e nesse filme é o que mais tem hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog, o layout é bem fofinho também, parabéns! Olha, parece seu um filme bom, pretendo assistir sim!

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Gostei da premissa do filme e eu gostaria muito de conhecer filmes estrangeiros como esse, gosto de alguns franceses e japoneses. Pena que não tenho esse Looke e também nào posso pagar por mais um stream U.U

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. A única coisa que gostei nesse filme foi o fato de poder observar a pronúncia em alemão,que eu nunca imaginei que pudesse a ter a ver com o inglês... rs... Não teria a menor paciência com esse Remco, que gosta de trair a esposa, e chega ao cúmulo de se envolver com uma amiga da filha... aff... Não teria a menor dó dele se ferrando não.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu não conhecia o filme e pelo que você falou eu acho que gostaria dele, achei o título curioso e lendo a resenha fiquei foi curiosa kkkk, nunca assisti um filme falado em Alemão e não conhecia o look, vou tentar assistir

    ResponderExcluir
  7. Minha nossa, parece uma trama confusa e interessante. Adoro filmes paradoxais!
    Gostei da forma como você resenhou e dos detalhes da língua. São poucos os que percebem.
    Sucesso!
    Nu. - As 1001 Nuccias

    ResponderExcluir
  8. Oiiie,

    Queria tanto assistir a esse filme :/ Mas não gosto de assistir nada legendado, sabe me perco totalmente. :/ É triste sei :/ E como não sei alemão, é esperar quanto tiver duplado para português e o youtube kkk

    Beeijos

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  9. Nunca ouvi falar desse filme, mas pela doidera que represente parece booom :)
    Vou procurar para assistir <3


    beeijão :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, a atriz da capa é muito parecida com a Rachael Leigh Cook, pelo menos nessa foto está.
    Nunca vi um filme holandês. Acho que o único filme alemão que já vi foi A Onda. Uma história cheia de traições, mas se o cara que traiu se dá mal no final, pra mim é o que importa kkkk.
    Beijos!
    http://caindonacultura.com

    ResponderExcluir
  11. Olha eu não conhecia o filme mas pela sua resenha eu veria sim para conferir a última cena RSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Nossa... eu não conhecia o filme, mas pela sua resenha fiquei mais que curiosa. Louca para conferir.

    Obs: Obg pelo seu comentário no meu blog. ;)

    Blog:http://ossegredosdoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Não assisti o filme, mas já ouvi falar dele. Não sei se veria, mas se eu estiver sem fazer nada, vai que né. Haha. Eu gostei do que você apresentou sobre ele! :D

    ResponderExcluir
  14. OIe, tudo bem!?
    Poxa, não conhecia o livro, mas gostei bastante da trama dele!! Esse monte de gente se traindo, cheia de segredos para esconder é beeemmmm legal!! Gostei bastante, vou procurar para assistir!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  15. Oi Ká,
    Não me interessei muito pela ideia que o filme passa, mesmo com a pitada cômica que você disse ter.
    Mesmo que a mulher não seja nenhuma santa, imagino que esse golpe dela deva ser algo do estilo, ainda acho uma sacanagem esse monte de traição familiar.
    O nome faz jus a trama.
    Mas que bom que você gostou, aguardo as próximas dicas :)

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  16. Oi Kamilla!
    Então... não conhecia esse filme e nunca vi nenhum filme holandês. Achei meio confuso, precisei ler a resenha umas duas vezes pra poder me situar. rs É traição demais, é gente com um e querendo outro... hahaha Que loucura!
    Até fiquei com uma certa curiosidade por conta desse final e como ele é curtinho dá pra assistir bem rapidinho. Ainda não sei se verei, mas vou deixar o nome anotado aqui. ;)
    beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  17. Gostei bastante da resenha! Não conhecia o filme, e não me interessei muito pela premissa, mas não descarto a possibilidade de assistir qualquer dia desses. Adoro dramas familiares.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Definitivamente, tem bastante traição ai, de vários tipos, para todos os gostos hahahahah.
    Não gosto da temática, mas, o filme aparentemente é realmente bom e um roteiro não muito frágil.
    Bjs Tay do Let It Shine.

    ResponderExcluir

Olá!!

Fortaleça este humilde blog, deixe seu comentário e seu link para eu retribuir sua visita!

Se quiser, entre em contato através do email resenhaeoutrascoisas@gmail.com :)