Olá!
Hoje estreia na Netflix o filme "Nossas Noites" e, antes de assistir, resolvi ler o livro. A última obra de Kent Haruf foi publicada aqui pela Cia. das Letras e é a melhor coisa que eu poderia ter lido este ano.
SKOOB - Nossas Noites começa com Addie Moore, uma viúva que mora na pequena cidade norte-americana de Holt. Ela mora sozinha há muitos anos, desde a morte do marido e, quando toma coragem, resolve fazer um convite um tanto inusitado para seu vizinho, Louis Waters: que ele fosse dormir na casa dela. Não, não tem sexo. Apenas dividir a cama, para conversar e, assim, aplacar um pouco da solidão.
Louis Waters também é viúvo. Ele foi professor de Literatura da cidade, logo, é conhecido por todos, assim como Addie, que trabalhou como escriturária. Louis tem uma filha, Addie, um filho. E assim, dois idosos com vidas aparentemente comuns vão juntar suas solidões todas as noites, em conversas sobre si mesmos, sobre a vida e assim por diante.
E já dizia o ditado popular "cidade pequena, inferno grande"*. Desde que Louis passou a dormir na casa de Addie, o povo começou a falar. E continuarão falando até mesmo quando Jamie, neto de Addie, vai passar uns dias na casa dela, pois o casamento dos pais estão em crise. E o menino, claro, se dará super bem com seu amigo Louis.
*Tradução do ditado mexicano "pueblo chico, infierno grande".
Gente, como esse livro é fofo! Último trabalho de Kent Haruf, morto em 2014, Nossas Noites foge do convencional: nada de jovens lutando por amor ou coisa assim. Addie e Louis são idosos que fizeram tudo (ou pelo menos boa parte) do que se esperavam deles: estudaram, casaram, tiveram filhos, problemas e crises e envelheceram. É é justamente aí que está a beleza da obra. Na simplicidade, na escolha (de caso pensado) de Addie por Louis, dos arrependimentos que ambos têm, da sinceridade durante as conversas.
Mas se pensam que tudo só se resume a ficar na cama, esqueçam. Os amigos estão na terceira idade, é claro que vão querer sair e aproveitar o tempo que lhes resta. E daí que a cidade está comentando? E aí que alguns reprovam o fato de que um homem sai de sua casa para dormir na casa da vizinha? Haruf mostra as emoções humanas em sua essência. Nada de loucuras: é a vida como ela é.
Quero destacar uma pessoa que passei a considerar no livro: a senhora Ruth, vizinha de Addie. Uma fofura de pessoa, também idosa, mas muito cheia de alegria. Ela deu um gás a mais pra trama. Também quero dizer que odeio o Gene, filho de Addie. Cara chato, porém, o que ele fez provavelmente muitos de nós faríamos. Mas nem por isso vou aplaudi-lo.
Uma história bem "gente como a gente", lançamento deste ano da Cia. das Letras, com um trabalho impecável de edição, Nossas Noites tem só 159 páginas, que podem ser lidas em horas, dada a facilidade de Kent em contar sua história. Não à toa, exatamente hoje a Netflix está lançando a versão cinematográfica da obra, com Jane Fonda e Robert Redford nos papéis principais. O trailer abaixo está lindo e espero que esteja à altura.
Já senti a fofura da leitura na sinopse, parece ser encantadoura.
ResponderExcluirNão sabia da estréia do Netflix e como não acredito que vou ler o livro, vou ver na tv, adorei a dica de uma história "gente como a gente", as vezes isso faz falta né?!
Bom fim de semana.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/
um amigo me indicou esse livro e quando falou da premissa fiquei muito curiosa pra fazer a leitura... *-*
ResponderExcluirespero ter a chance de ler logo logo...
bjs...
Olá, eu não ia assistir esse filme na Netflix, mas a resenha desse livro me fez mudar de idéia eu sei que nunca é igual e o livro sempre é melhor que o livro. Mas tem livros que eu prefiro o filme. E esse é um dos casos que vou preferir o filme
ResponderExcluirEssa história parece ser super fofa mesmo, não sabia que ia lançar o filme na Netflix!
ResponderExcluirBeijos
Mari
Pequenos Retalhos
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas achei a premissa bem interessante.
Olha na cidade o povo já fala, fico imaginando em uma cidade pequena rs...
Me parece ser uma boa leitura, algo pra uma tarde chuvosa.
Como não tenho o livro vou procurar na Netflix rs, obrigado pelo dica agora já tenho o que assistir hoje.
Beijos
Até a próxima!
Olá
ResponderExcluirEstava totalmente por fora desse livro, logo não sabia desse projeto na Netflix. Achei bem interessante, e com certeza irei anotar e da um chance futura! Até mais ver
Bjs
Oiii!
ResponderExcluirEu não sei como falar mais desse livro... Ele é lindo demaissssss!!!! Eu odiei tanto o filho dela, maldito demais. Assisti a adaptação e é bem parecido, mudaram uma coisinha ou outra.
Beijinhos
Heiii, tudo bem?
ResponderExcluirNossa, nao imagina que o livro seria tudo isso. Ainda mais olhando apenas para capa, que eu infelizmente achei bem simples e feia hehehe..
Nem sabia que tinha no netflix, mas vou ler primeiro, sempre acho que é melhor a experiencia assim.
Adorei a dica.
Beijos.
Livros e Sushi • Facebook • Instagram • Twitter
Olá! Fiquei sabendo da estreia, mas não sabia do livro. Adorei a história, não é clichê, são apenas idosos normais vivendo sem se preocupar com o que os outros vão pensar. Amei. Estou louca para ler e assistir ao filme. Abraços, Lara. Psiu, Vem Ler!
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia essa obra, e pela sua resenha quero ler. Quero não, preciso. Senti a doçura, o carisma através de suas palavras e com certeza irei atrás.
Beijos
Não tinha a menor noção que teria filme desse livro e te digo, com toda certeza quero ler. A solidão frequente a vida dessa personagem é percebível, gostei de saber a sua opinião Kamila e quem sabe apenas uma companhia seja a solução para muitas coisas.
ResponderExcluirBeiijinhos
Oi Kamila, a sinopse é bem interessante, mas depois de ler sua resenha fiquei muito curiosa, parabéns, vou anotar sua dica. Bjs
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirQue legal saber desse lançamento. Certamente vou assistir. Adoro pegar adaptações e comparar com as leituras. Sei que nunca fica igual, mas gosto de analisar o quanto aproveitaram das narrativas.
Adorei a dica!
Beijos!
Camila de Moraes
Nossa não sabia desse lançamento, vou procurar parece ser muito interessante. Mas sempre prefiro ler o livro antes então acho que vou demorar pra assistir rsrsrs
ResponderExcluirBjs
Suka
http://www.suka-p.blogspot.com.br
Oi kamila, não conhecia o livro e não sabia sobre o lançamento feito pela Netflix. Vou anotar ambas as dicas, pois vou querer conhecer.
ResponderExcluirBjs, Rose
Assim que o livro saiu sabia que seria bom. Mas não sabia que ia virar filme. Já estou querendo ler pra ontem pra ver esse filme com a Jane Fonda, que parece ser maravilhoso.
ResponderExcluir;*
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirGostei da história, mas como ando em tempo para leituras que não estejam na lista, vou assistir o filme assim que conseguir!
Bjs
Olá linda,
ResponderExcluirEssa história deve ser assustadoramente simples, mas avassaladora, porque poderia ser com qualquer casal de idosos por aqui.
Cidades pequenas é um inferno sem precedentes, porque as pessoas acham que tem o direito de julgar e fazer convenções e regras sociais estúpidas e assim causando transtornos na harmonia da sociedade e ter pessoas na "Melhor idade" vivendo sem "amarras" é inesperado e mágico.
Beijos!
Olá!Tudo bem?
ResponderExcluirParece uma história gostosa de ler e apreciar.
De duas pessoas que se sentem sozinhas e se unem para conversa e se conhecer.
Um livro diferente dos que já li.
bjs
Olá, tudo bem? Sim, podemos perceber que pela sua simplicidade ele pode encantar. Gostei bastante do enredo, algo que sai da minha zona de conforto, e saber que tem série me deixa mais animada ainda. Ótima resenha e dica anotada (;
ResponderExcluirBeijos,
diariasleituras.blogspot.com.br