Olá!
Para o tópico de agosto do Desafio 12 Meses Literários, escolhi um livro que recebi da Ana, que tem parceria com a Universo dos Livros, detentora da hoo editora, selo voltado para o público LGBT.
SKOOB - Terezinha e outros contos da literatura queer é uma coletânea de 17 contos em que se exalta o amor e a vida, mas saindo da binaridade e da heterossexualidade. Não por isso ele não deve ser lido pelos héteros, pelo contrário, é uma obra em que qualquer pessoa, em algum momento, se identificará com algum dos textos.
E para quem gosta de métrica, tem para todos os gostos. São todos escritos em prosa, mas alguns mais parecem poesia, de tão delicados que são. Tem também quem escreve como o Saramago, que fugia das convenções tradicionais de escrita (Encabulada, pg. 105) inclusive, pra mim, é, disparado, o melhor conto do livro. E tem, claro, a boa e velha prosa, para os mais certinhos de plantão.
O livro também nos mostra como o preconceito permeia, mesmo que nas entrelinhas, nossas opiniões sobre o diferente. Numa sociedade que ainda não aceita o diferente, o novo, Terezinha é uma espécie de refúgio para aqueles que tentam entender as novas convenções, em textos de escrita simples, porém concisa, mostrando que todos merecem amar e ser amados, independentemente de sua opção/orientação sexual.
Como o livro é de contos e bem curtinho, vou deixar alguns quotes, um aperitivo do que esperar desse livro.
"Ouvir a batida de cada trilha de vida, como uma melodia gostosa de um único acorde, refazendo em notas, o fazer de novo, a outra chance de ser feliz. A vez." (Amor Irritante, pg. 73)
"Pra nova Vida nascida, nova poesia, ela escreveu a verdade do que sente e em favor do seu amor. Do amor de ambas. Em nova formação, a descrição do nascimento de novos sentimentos, em renovados três termos: Eu amo você!" (Rascunhos de Mim Mesma, pg. 44)
"Amor mais forte que a própria morte. Porque soube o que é amar e viver por alguém." (Resquícios de Fantasia e Foliões, pg. 134)
Postagem participante do:
Olá!
ResponderExcluirBoa dica, Kamila! Se tem uma coisa que o mundo precisa desesperadamente é compreensão.
Abraços :D
Olá kamila;
ResponderExcluirTenho um certo fascínio por contos, mas com está premissa pra mim é algo totalmente novo. Estou tão habituada a romances com está temática que me surpreendi com está proposta do livro, fiquei curiosa quanto a leitura.
Beijos.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br
Ah, Kamila, já perdi a conta de quantas vezes disse que o mundo seria muito melhor se cada um cuidasse da própria vida com o desvelo que tacam pedra nas vidas alheias. Tem muita gente que se arvora a ditar rumos para os outros e que não sabe conduzir a própria existência! Já li alguns livros que escapam do padrão heterossexual e gostei da forma como os autores abordaram o assunto. Obrigada pela dica, irei procurar este também. Abraços!
ResponderExcluirOi Kamila, ainda não conhecia o livro e confesso que nunca li nada deste universo LGBT. Mas gostei da dica, anotada.
ResponderExcluirBjos
Vivi
Oi, Kamila!
ResponderExcluirJá tinha lido algumas resenhas desse livro, achei a premissa bem interessante, ainda mais sendo um livro de contos. O bom de contos é que você pode ler intercalando com outras leituras sem muita dificuldade. rsrs
Bjos!
Por essas páginas
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirJá ouvi falar dessa obra, porém nunca li nada desse universo. Acredito que pra entrar nesse mundo que ainda recebe muito preconceito, esse livro é uma boa dica, vou anotar e conhecer esse gênero.
Beijos
Que demais essa dica Kamila, infelizmente esse assunto ainda recebe muito preconceito e creio que muitas pessoas deveriam realizar a leitura do mesmo, quero ler futuramente e anotei a dica.
ResponderExcluirBeijinhos
Olá
ResponderExcluirAinda não tinha visto ocmentairsona cerca dessa obra, mas confesso que achei bem interessante a proposta que o mesmo quer trazer rsrs. Tem um título bem interessante e capa também. Depois de eelr seus comentariso fiquei mais interessado kkk. Até mais ver
Bjs
Oi, Tudo bom?
ResponderExcluirNossa eu adoro histórias nesse formato, contos, acho uma delicinha ler eles, não conhecia esses, mas achei ótima sua ideia de apresentar alguns quotes, deu para ver que a narrativa desse ser maravilhosa.
Beijos, Joyce de Freitas.
Oi, Kamila! Confesso que ainda não tive a oportunidade de ler algo do gênero LGBT, mas esses contos me deixaram curiosa para conferir! Sua resenha está ótima e a obra parece ser linda e muito reflexiva! Vou anotar a sua dica e espero gostar tanto quanto você. Bjss!
ResponderExcluirOi Kamila, já tinha visto este livro, mas não o li ainda. Achei legal esta coletânea com contos que fogem do tradicional e abordam a polêmica da sexualidade. Assunto aliás, bem atual.
ResponderExcluirBjs, Rose
Vi outro post sobre esse livro e confesso que fiquei bem curiosa. Adoro contos e estes estilos de contos com métrica e rima e assuntos tão em voga hoje em dia.
ResponderExcluirBjos
Puxa, não conhecia o livro e nem a editora, me interessei bastante em ler os contos e gostaria muito de ler algo relacionado a binaridade, sou bem curiosa mas conheço muito pouco. Esse livro vai entrar pra minha lista. beijo
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirNão conhecia o livro e nem a editora ainda, mas a obra não me chamou atenção infelizmente, não me vi louca para ler as páginas desse livro e também não sei se leria algum dia, pois não aprecio esse tema, mas fico feliz que tenha gostado.
beijinhos!
Olá, eu não conhecia o livro, mas achei a proposta dele completamente interessante e me parece ser uma leitura cheia de reflexões. Gostei bastante da capa e da sua resenha.
ResponderExcluirOii, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia esse livro mas já fiquei super interessada! Amo livros que abordam esses temas e sua resenha me deixou ainda mais curiosa para lê-lo. Espero poder conferir em breve.
Beijos,
Karina.
Páginas Empoeiradas
Beijos,
Karina.
Páginas Empoeiradas
Olá!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, mas achei que a história em si trouxe bastante reflexões e tem uma carga emocional que eu amo nas leituras.
Gostei dessa dica e espero ler um dia.
Beijos!
Camila de Moraes
Oiii!
ResponderExcluirFiquei muito feliz em saber que gostou da obra! Obrigada por mais essa parceria!
Beijinhos,
Oiiz
ResponderExcluirEu amo métrica, rima, prosa, verso! Depende muito do autor e tipo de construção textual. Eu vou anotar a dica e parabéns na qualidade de parceria.
Olá!
ResponderExcluirAcho a premissa super bacana e importante, de verdade!
Mas, confesso que o fato de ser escrito todo em prosa me incomodaria, quem sabe um dia?
Obrigada pela indicação.
Beijo!
Oie amore,
ResponderExcluirSou apaixonada por contos e sinceramente ameiii essa capa, que lindeza!
Parece ser um conto bem legal, adorei os quotes, arrasou na resenha!
Beijokas!
Oi, tudo bem? Eu tenho lido muitos livros LGBT's, pois passei semestre passado só tendo literatura teórica, por causa do TCC. O que eu mais amo na literatura queer não é, exatamente, esse contato com temáticas de gênero e sexualidade, mas o contato com o além disso: é ótimo para refletir sobre a diferença e o quanto essa diferença não é danosa e negativa.
ResponderExcluirAcho que muita gente, hoje em dia, está em contato com essa literatura sem ter a base teórica, e acho legal a termos também. Quem inaugurou, na década de 90, esses estudos queer foi a Judith Butler e, pra quem quer ir além da ficção, também é uma leitura muito incrível: Problemas de gênero (usei no meu TCC, aliás, HEHE).
Love, Nina.
http://ninaeuma.blogspot.com/
Oii Kamilla, tudo bem? A editora Hoo tem publicado livros incríveis!!! Eu sou apaixonada no catálogo deles, quero tudo! Gostei muito de conhecer o livro Terezinha e já coloquei nos desejados.
ResponderExcluirBeijos!
oie, gosto desses livros que falam das diferenças, que nos fazem refletir e nos fazem inovar nas leituras. Gostei de saber que esse traz tudo isso.
ResponderExcluirOlá!!
ResponderExcluirGostei muito da sua resenha e achei a premissa bem interessante e necessária, já que muito se fala no meio LGBT nas redes sociais, nada mais natural que trazer o assunto para o meio literário. Vou dar uma oportunidade com toda a certeza.
Beijos e Sucesso!!
olá. conheço esse livro e está em minha meta de leitura, a capa é linda e os elementos que o compõe também são ricos, convidativos, como você disse, um refúgio
ResponderExcluirOlá! Não conhecia o livro, mas achei a premissa bem interessante. Achei legal os contos abordarem assuntos para todos, independente da sua opção sexual. Parabéns pela resenha, beijos!
ResponderExcluirAchei o enredo bem legal. Curioso.
ResponderExcluirJá tinha visto uma resenha dela pela blogosfera e fiquei bem ansiosa em ler.
Parabéns pela resenha.
Beijinhos!
#Ana Souza
https://literakaos.wordpress.com/
Oi Kamila, tudo bem?
ResponderExcluirEsse livro parece fazer o leitor pensar bastante nas coisas da vida e em tudo que acontece ao nosso redor, não é? Não conhecia esse título e, apesar de achar a premissa dele interessante, sinto que é uma leitura que não vai me agradar nesse momento.
Vou deixar a dica em stand by.
Beijinhos
Oie!
ResponderExcluirConfesso que o livro não me chamou a atenção, mas estou anotando a dica para indicar para uma pessoa que sei que vai gostar muito. Adorei a sua dica, ainda mais que posso passar esse título para uma pessoa.
bjks!
Histórias sem Fim
Olá!
ResponderExcluirAchei a capa linda, e gosto muito do tema, o mundo reais se abrir para a diferença e aprender a respeitar, mas confesso que o fato de serem contos me trava, tenho sérios problemas com esse tipo de leitura.
Beijokas
Oiee!
ResponderExcluirEu não conhecia o livro, mas gostei da temática. E até mesmo por serem contos, a leitura deve ser bem fácil e rápida, ne?
Beijos
Oi Kamila!
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas já me interessei. Acredito que o tema é algo que precisa ser amplamente debatido e divulgado, pois só com conhecimento que venceremos o preconceito que muitos, infelizmente, ainda têm.
Bjs!
Olá, tudo bem? Gostei do livro por trazer uma temática que quero muito começar a ler mais. Por serem contos isso com certeza anima, já que narrativas assim termino mais rápido, fora ser bem interessante por sair da binaridade. Com certeza dica anotada!
ResponderExcluirÓtima resenha
Beijos,
diariasleituras.blogspot.com.br
Oi, Kamilla :)
ResponderExcluirFico feliz em saber que a editora Hoo se tornou um selo da Universo dos Livros pois merecia ter esse destaque, um prego para se fincar no mercado literário é trazer livros para um público que só cresce a cada dia e busca enredos que se identifiquem com o que acontece.
Me baseando nos quotes selecionados tenho que confessar que não tenho tanto interesse mais por conta de não me sentir a vontade para ler e julgar poesia.
Mas muito obrigado por estar ajudando a disseminar a literatura LGBT através desse post. 💙
Abraços.