Olá!
Na retomada da parceria do blog com a Oasys Cultural, recebi um lindo exemplar de No Reino das Girafas, que, apesar de suas poucas páginas, tem uma grande lição. Foi escrito pela Jacqueline Farid e publicado pela editora Jaguatirica.
SKOOB - No Reino das Girafas conta a história de uma mulher - cujo nome não é informado em nenhum momento da obra - que, em viagem pela Namíbia, além de estar numa busca por si mesma e conhecer o país, também procura um jeito de terminar seu relacionamento, que está tão estável e rotineiro que perdeu todo o brilho de outrora. O namorado está em seu país de origem (que também não nos é informado).
Passeando por diversos pontos turísticos do país, nossa narradora vai imaginando situações e relembrando momentos de sua vida. E a viagem tem seus pontos perigosos, agravados pelo fato de que é uma mulher que está viajando sozinha, de carro, por um país desconhecido, numa região que não é vista com bons olhos pelo resto do mundo - num mundo machista, isso pode ser fatal, infelizmente. Mas nem só de perigo vive a narradora. Ela também desfruta lindos passeios por aldeias e savanas, encontrando todo tipo de animal, incluindo as girafas que dão nome ao livro.
Junto com seus instrumentos de praxe, a narradora leva um caderno de capa vermelha, em que, de acordo com o que acontece na viagem, ela pensa numa frase que se encaixa naquele contexto e escreve nesse caderno. As frases aparecem constantemente durante a leitura, uma mais linda que a outra.
A única verdade absoluta que o leitor sabe é que Jacqueline Farid viajou para a Namíbia três vezes, em 2009, 2010 e 2011, sempre no mês de agosto. Será que a autora estava inspirada durante essas viagens? Será que os fatos retratados no livro realmente aconteceram com ela? Será que ela realmente se separou do namorado?
Apesar de serem perguntas interessantes, todas elas ficam em segundo plano quando lemos o livro, que tem uma delicadeza única. Não sei em que ela se inspirou para escrevê-lo - além do país, claro - mas essa jornada de autodescoberta por parte da narradora nos faz refletir sobre nós mesmos e o que fazemos de nossa vida. Mesmo só tendo 108 páginas, cada linha, cada palavra tem sua importância na história. Só me irritei no finalzinho, quando eu tô quase feliz, aí a situação acontece e eu me pergunto: por quê?? Você conseguiu, não reclama, mulher!!
O trabalho de edição/revisão/capa da Jaguatirica segue um pequeno padrão da editora, mas essa capa com tons de terracota (parece nome de batom) e amarelo, com as girafinhas correndo está tão linda!!! Não encontrei nenhum erro e a leitura flui muito rápido, não só pela quantidade de folhas, mas também pela escrita simples da autora. Leitura recomendada.
Morrer é engolir o grito.
Oi Kamila, que bom que leu e gostou, obrigada!
ResponderExcluirRealmente, nossos desejos sempre nos surpreendem ao final, como aconteceu com Ela rsrs
Beijos
Olá, tudo bem? Não conhecia o livro, mas gostei da sua resenha e fiquei bem curiosa, com certeza irei adquirir...
ResponderExcluirBeijos,
Duas Livreiras
Oi tudo bom?
ResponderExcluirNão conhecia o livro mas fiquei bastante curiosa com a leitura afinal tem uma premissa bem diferente.
Beijos
Oiii Kamila tudo bem?
ResponderExcluirEu sou apaixonada e encantada por tudo que envolva a natureza e as girafas, com toda certeza eu adoraria ler menina e queria essa Lucy sua ahahahahahah uma fofura <3
Beijinhos
Olá!
ResponderExcluirEu gosto de livros que envolva natureza, animais e é muito importante hoje para nossos jovens.
Não conhecia o livro mas a dica fora anotada! Bjs
Olá!
ResponderExcluirNão conhecia essa obra, mas é tão gratificante ler algo que nos surpreende e envolve. Alguns autores tem esse dom de deixar a leitura tão maravilhosa que além de reflexivos ansiamos por mais páginas.
Adorei a dica!
Beijos!
Camila de Moraes
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o livro mas sua resenha me deixou curiosa, tem uma história bem diferente e achei a capa super bonitinha. Dica anotada!
Beijos, seguindo o blog <3
Páginas Empoeiradas
Oi Kamila, que bom saber que gostou. Eu não conhecia o livro, e infelizmente não fiquei tão interessada no enredo. Achei o título um tanto diferente, mas pelo visto, não difere do contexto.
ResponderExcluirBjs, Rose
Olá, eu tinha visto esse livro no facebook, mas não sabia nada sobre ele. Gostei de ver a sua resenha e conhecer um pouco sobre a obra, parece ser uma boa leitura e eu acho que leria.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirNossa, uma vez que a autora viajou várias vezes para a África, livro parece autobiográfico. Achei bem interessante a proposta e viajar sozinha para qualquer parte do mundo é realmente bem complicado quando se é mulher...
Muito boa a resenha!
Bjs
Por essas páginas
Oi linda,
ResponderExcluirAdorei essa capa super fofa *-*
Gosto de livros que intrigam e deixam-nos cheios de teorias e dúvidas.
Beijos!
A proposta é bem legal, gostei de que se passa na África e que mostra uma personagem que está num ponto de decisão em sua vida!
ResponderExcluirBeijos
Mari
Pequenos Retalhos
Nossa nunca vi nada parecido. Pelo visto o livro é bem diferente... Que bom que vc gostou.
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirGostei bastante da premissa do livro, ir para alguns países na África já é uma aventura por si só, já que infelizmente a região é assolada por guerras que parecem sem fim. Mas suas paisagens e vida selvagem é tão maravilhosa que eu adoraria conhecer, e como a Namíbia possui um dos maiores desertos do mundo. E com o deserto é um vazio e nos força a olhar para dentro.
Dica bem interessante, vou procurar.
Oi, Kamila.
ResponderExcluirNão conhecia o livro e achei o nome dele bem diferente.
Não sei se ele despertou minha curiosidade o suficiente para querer ler, mas gostei muito do seu ponto de vista sobre ele.
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirO que mais gostei foi que conhecemos um pouco o país através da leitura, mas confesso que não leria essa obra, pelo menos no momento.
Bjs
É uma delícia quando pegamos uma obra curtinha e gostosa para ler. Amooo quando consigo pegar um livro assim, haha. Achei bem singela a trama, parece bem poética, não conhecia, mas gostei da dica.
ResponderExcluirbeijos
A história me parece muito interessante, mas não é uma leitura que eu leria no momento.
ResponderExcluirCurti bastante conhecer um pouco mais sobre a obra través de sua resenha, mas dessa vez, vou passar a dica.
#Ana Souza
https://literakaos.wordpress.com/
Olá, tudo bem? Parece ser uma história pessoal mesmo, já que não cita nomes, tem um mistério em volta, e eu gosto. 108 páginas é uma leitura rápida e confesso que nunca tinha lido nada da editora. Irei com certeza dar uma conferida <3
ResponderExcluirBeijos,
http://diariasleituras.blogspot.com.br/
Oiii!!
ResponderExcluirEu não conhecia essa obra e sempre fico animada com as sugestões da Oasys. Acho que livros precisam passar essa sensação de questionamento, o que eu gosto muito e fico feliz que haja isso nessa obra.
Mas fiquei com o pé atrás com esse final...
Beijinhos
Olá! Achei interessantes a capa e o título! Adoro histórias sobre viagens, ainda mais com os passeios por aldeias e savanas! Que legal a autora anotar as frases em um caderno, acho que jamais teria essa ideia. Que pena que ocorreu a situação irritante no final e que bom isso não ter tirado o brilho do livro.
ResponderExcluirBeijos!
Karla Samira
http://pacoteliterario.blogspot.com.br/
Oi Kamilla tudo bem?
ResponderExcluirAchei o livro bem diferente dos quais estou acostumada a ler. É bem interessante e mais parece um guia turístico relatando as aventuras que a mulher sem nome viveu em suas viagens. Espero que ela tenha conseguido se encontrar e achado uma solução para o seu relacionamento.
beijinhos!
Oie!
ResponderExcluirEu ainda não conhecia o livro, mas fiquei curiosa para conferir. Achei bem interessante o que comentou sobre a autora e as viagens, será uma leitura bem diferente do que estou acostumada a ler.
Uma ótima indicação!
Bjks!
Histórias sem Fim
Olá! Ainda não conhecia esse livro, mas parece ser muito bom e com uma leitura leve.
ResponderExcluirBonita e singela a capa e sinopse chama atenção. Tendo oportunidade, estarei lendo.
super bjo
oi Ka, tudo bem???
ResponderExcluirAchei o livro bem sensível com uma história de inspirar, mas confesso que não me senti cativada para ler... pra mim o importante foi a sua experiência com a leitura e o que ela trouxe para sua reflexão. De qualquer forma é uma ótima dica de leitura. Xero!
Oi Kamila, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o livro e nem a autora, mas fiquei muito curiosa com a obra inteira. O livro parece muito interessante. Adoro obras que trazem reflexões para a nossa vida, com certeza são as melhores e mais intensas. Fiquei curiosa para saber se não passa de uma ficção ou tem respingos de verdades. Adorei!
Beijos!
Olá Kamila,
ResponderExcluirAinda não conhecia esse título, mas gostei muito da sua resenha, pois adoro livros delicados e esse parece ser delicado na medida certa, sem exagero, sabe? Achei a capa simples e bonita e vou anotar a dica!
Beijos
Olaaa
ResponderExcluirNão conhecia a obra e infelizmente não me atraiu
A capa achei bem simples mas bem bacana
Porem passo a dica
Beijos
Heiii, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o livro e a capa realmente é linda.
Primeira resenha que leio e apesar da premisa ser interessante e diferente, nao é uma leitura que eu faria normalmente.
Acho legal o meio que foi colocado o a historia, mas dessa vez vou passar a dica de leitura.
Beijos.
Livros e Sushi • Facebook • Instagram • Twitter
Oie! Tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, mas achei a proposta dele muito interessante, como a capa também simples mas muito bonita, só não sei se faz meu estilo de leitura, noto que ele é algo real, tipo uma auto ajuda por parte da narradora do que uma ficção, por hora passo a dica, mas procurarei mais sobre ele com certeza!
Bjss
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirA premissa me parece meio lúdica, já que quase nada nos é informado, parece um livro meio desafiante.
Confesso que quando li o título e a sinopse pensei: hum...
Mas, ao ler a sua resenha, acho que daria uma chance para ele, quem sabe...
Beijo!
Ana.
Olaaa
ResponderExcluirQuando vi o titulo imaginei diversas coisas mas lendo sua resenha vi que é bem diferente.
Vou anotar a dica e ler quando conseguir um tempinho
Beijos
Olá,
ResponderExcluirÉ um livro que promete muitos mistérios né, eu gosto bastante disso. Ainda não conhecia esse livro, mas gostei do li sobre ele aqui, espero ter a oportunidade de fazer essa leitura. Achei o título bem intrigante.
Beijos,
entreoculoselivros.blogspot.com.br
Oi Kamila, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirSozinha em um país da África? Com certeza ela iria enfrentar dificuldades e situações perigosas. Não conheço Namíbia, acho que nunca li nada sobre o páis, mas sempre me interessei pela cultura deles. Parece ter sido realmente um livro enriquecedor, gosto quando a leitura nos atinge e nos faz refletir. Dica mais do que anotada. Sua resenha ficou ótima!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Olá, Kamila.
ResponderExcluirNão conhecia esse livro e infelizmente a história não me despertou a curiosidade, não é o tipo de leitura que eu estou acostumada a realizar.
Fico feliz que você tenha gostado da leitura!
Olá Kamila! Não conhecia o livro e deu para perceber o quanto a história parece ser bem delicada. Apesar ter uma premissa interessante, não consegui ter vontade de conhecer o livro, pelo menos no momento. Quem sabe mais para frente, beijos!
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirCom certeza diferente de tudo que já li na vida, eu encararia a leitura, e fiquei curioso sobre as viagens, se é tudo ficção ou a autora realmente passou por tudo.
Olá
ResponderExcluirQue história diferente, sinto que ela deve conter muitos ensinamentos. Gostei muito do título, parece ser daquele tipo que você só entende depois que lê a obra.
Boa resenha
Beijuh