Olá!
Hora de conferir mais uma sugestão de leitura bacana para você ler nesse inverno, rápida e engraçada. Confira a resenha de Naomi & Ely e a Lista do Não Beijo, escrito por David Levithan em parceria com Rachel Cohn.
SKOOB - Naomi e Ely são amigos inseparáveis. Naomi já namorou o Bruce, o Primeiro, e agora está com o Bruce, o Segundo, que ama Ely. E Ely é gay. Mas uma briga vai fazer com que ambos briguem. Uma briga feia, que não aconteceu nem mesmo quando o pai de Naomi teve um caso com uma das mães de Ely.
Além disso, tem a Robin (de Schenectady, uma cidade no interior dos EUA) que gosta do Robin (que sempre é visto no Starbucks próximo à faculdade). Tem o Gabriel, o porteiro gato (e hétero) do prédio onde a dupla mora, Kelly, irmã do Bruce, o Segundo, e a Lista do Não Beijo. Basicamente, é uma grande bagunça, mas o livro vai começar com Naomi contando como mente compulsivamente. Mente tanto que está até acostumada. Ela ama Ely, mas o sentimento mudou conforme os anos foram passando. E ele não percebeu. E depois dessa briga feia, os dois vão se separar, algo impensável para as pessoas que moram no prédio onde moram os amigos. Aliás, ambos são vizinhos de porta.
A Lista do Não Beijo™ é uma lista que, como o nome já diz, é uma lista em que os nomes nela escritos não devem, em hipótese alguma, ser beijados.
Como disse, o livro é uma bagunça, mas conforme você vai lendo, vai se organizando e entendendo a trama. Rodeados de Starbucks e festas LGBTQ, Naomi e Ely vão vivendo uma vida de universitários, cada um com seus problemas, como Ely e seus sentimentos acerca de Bruce, o Segundo, e Naomi, preocupada com sua mãe, que ainda não superou a traição de seu ex-marido.
Minha visão passa bem. |
Por ser um livro para o público jovem, então está com uma linguagem bem atual. Todos os personagens que citei narram pelo menos um capítulo no livro - sempre em primeira pessoa - e, principalmente nos capítulos que a Naomi narra, aparecem vários emoticons, super legais, mas pra quem enxerga bem, o que não é meu caso - principalmente para ver os bonequinhos que diferenciam Robin (menina) de Robin (menino), tive que praticamente enfiar o livro na cara. A intenção foi boa, mas poderiam ter evitado essa fadiga.
Mas, pior que emoticons, só mesmo a tradução da editora para títulos de outra editora. Um dos Bruce (não direi qual, rs) é fã de Nicholas Sparks. Até aí tudo bem, mas a tradução resolveu dizer que o personagem citou os trechos de "Mensagem na Garrafa" e "O Caderno de Noah". Tá brincando, né? Tudo bem que Sparks saiu pela Novo Conceito (Arqueiro recomprou recentemente), mas são livros mundialmente conhecidos, pra que fazer a tradução literal, Galera Record? Será que tem a ver com royalties? Ainda mais porque nós que somos fãs sabemos que Message of a Bottle aqui é "Uma Carta de Amor" e "The Notebook" é "Diário de Uma Paixão". Pior do que isso, foi ver que escreveram certo mais um título que o personagem leu: "Um Amor para Recordar".
Voltando à minha opinião sobre o livro, apesar de eu não ser o público alvo, foi uma boa leitura. É uma obra de entretenimento, então ela vem pra te arrancar boas risadas. Claro que, em um momento ou outro o leitor se depara com uma frase mais profunda, principalmente quando os personagens falam sobre amizade. É um livro que pode ser lido tranquilamente, em dois dias ou menos, isso porque a dupla Levithan-Cohn tem uma escrita bem tranquila, leve e gostosa. A capa é linda (esse copo me lembra os do Starbucks) e tirando o detalhe do parágrafo acima, a tradução está ótima. Leitura recomendada.
Oi, Kamila! Tudo bem?
ResponderExcluirEu acho que quando se tem livros de autores que já foram lançados por aqui, o tradutor poderia ou procurar o nome do livro, ou manter o nome original da obra. Seria uma referência muito melhor para quem está lendo.
Confesso que a história não me chamou tanto a atenção, mas nunca se sabe. Um dia talvez eu dê uma chance a esse livro.
Bjos!
Achei muito interessante essas suas considerações sobre os títulos dos livros do Nicholas Sparks porque com certeza seria algo que me incomodaria também. Eu leria esse livro e realmente essa capa é linda, que copo bonito.
ResponderExcluirBeijos
Mari
Pequenos Retalhos
Oi Kamila! Realmente eu achei uma confusão esse livro rsrsr não é o tipo de história que me interessa.
ResponderExcluirestante450.blogspot.com.br
Olá ♥
ResponderExcluirJá tinha visto a capa desse livro e achei linda, mas nunca procurei a saber sobre o enredo. A premissa é até legal, mas creio que eu iria me embolar toda com a leitura e isso ia fazer com que a leitura não funcionasse para mim. Isso da tradução já peguei livros com traduções horríveis que parece que foi o próprio tradutor do Google que traduziu. Parabéns pela resenha e pela sinceridade.
Bom, parece ser um livro engraçado, mas acho que é mais para adolescentes mesmo, vira e mexe eu leio algum livro para esse público e acabo gostando, mas desse livro eu não tenho a impressão que eu vou gostar. Fiquei agoniada com os emoticons na foto e quando você falou que ela narra assim sempre, me desanimou.
ResponderExcluirOlá! Tudo bem?
ResponderExcluirEu estava muito louca pra ler esse livro, mas a vontade tinha passado. A sua resenha fez essa vontade voltar com tudo!
Apesar do lance dos emoticons e das traduções erradas dos títulos (gente???) essa leitura voltou para o topo, haha. Obrigada!
Beijos e até!
www.dreamsandbooks.com
Oi Kamila, conheço o livro, mas não li ainda. Espero que este problema de tradução em relação a títulos de outros livros seja por conta de royalties, pois do contrário acho falta de consideração com o leitor, pois mesmo quem não é fã do Nick, acaba como você mesma disse, sabendo de qual livro está se falando.
ResponderExcluirBjs Rose
Oi! Pretendo conhecer os livros do David Levithan em breve, espero que a obra pioneira seja "TODO DIA", porque estou cansado de tanto esperar por uma promoção dele nas lojas e não encontro. Achei a temática deste livro interessante, sem contar que a capa me chama muita atenção e assim como você eu nunca irei entender o porque de deixar o livro sem tradução, as vezes me interesso por um e nunca sei se ele foi publicado aqui no BR ou não! :/
ResponderExcluirwww.cluaz.tk
Não acredito que fizeram isso na tradução do nome dos livros do Nicholas Sparks :O
ResponderExcluirBem, eu não cheguei a ler o livro, apenas assisti o filme e o considerei bom. Dá pra assistir e se divertir, mas não tem muito coisa que me chame a atenção nele. Não sei se o filme é fiel ao livro, mas de qualquer forma, essa não é uma leitura que pretendo fazer em breve.
Para concluir, gostaria de dizer que gostei da sua resenha e do seu ponto de vista.
Beijos!!
Abobrinha com Chocolate
Olá, gosto de livros que abordam os LGBTQs, mas infelizmente esse não me chamou tanta atenção, mas ainda bem que foi uma leitura divertida para você!
ResponderExcluirBeijos e ótimas leituras!
Já li várias resenhas desse livro, mas a sua é a primeira que focaliza esses pontos. Seria mais interessante terem deixado os títulos dos livros no original. Também não sou o publico alvo do livro, mas pelo o que você falou a leitura até que é interessante.
ResponderExcluirBeijos
Olá!
ResponderExcluirEu já tinha lido sobre esse livro e até tenho na minha lista de leituras, mas acabo sempre colocando outros na frente.
Acredito que gostaria de poder conferir sobre a amizade que é citada na obra. Mesmo não sendo aquela leitura que prende o leitor ainda assim pretendo fazê-la.
Beijos!
Camila de Moraes.
Olá!! :)
ResponderExcluirEU confesso que não conhecia este livro mas ate fiquei algo curioso! Bem, acho ótimo que ele te tenha agradado!
Adoro quando ficamos presos a leitura e, mesmo sendo uma dupla, a escrita e leve e agrada da mesma forma! Não parece escrito a quatro mãos...
Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com
Olá tudo bem?
ResponderExcluirJá tinha ouvido falar sobre o livro e ate mesmo me interessado. Mas agora que sei a confusão que é, cheio de pé que nós deslizes, perdi a vontade. Não gostei muito não.
Bjs
Este é um livro que me atrai pela capa, mas não pela história.
ResponderExcluirA cada nova resenha que leio dele, confirmo minha suspeita de não ser a melhor opção de leitura para mim.
Acho que não sou o público desta obra, mas já sei a quem indicar!
oii, tudo bem?
ResponderExcluirEu amo os livros do David. Mas infelizmente este não me despertou meu interesse por causa da protagonista, todo mundo falou tão mal dela. haha. e para piorar vi um pouco do filme e não curtir. Mas o interessante que amooooo as outras obras do autor.Adorei sua resenha, parabéns.
Abraços.
Lembro que na época e qual o livro foi lançado, teve esse copo de brinde e eu fiquei bem chateada por não ter consguido. Aí acabei não comprando mais o livro... Sou birrenta sim. admito! huahuahuaa
ResponderExcluirNão conhecia muito a premissa, só bem superficialmente e foi legal conhecer um pouco mais através de sua resenha. Embora eu não faça parte também do publico alvo, a leitura parece ser agradável.
Parabéns pela resenha!
beijinhos!!
#Ana Souza
https://literakaos.wordpress.com/
Olá! Achei a capa interessante e no final da sua resenha entendi do que se trata. Legal o livro começar com uma grande bagunça e o leitor ir se acertando conforme realiza a leitura. Adoro livros com linguagem atual, com bastante humor e que tratem amizade. Mas realmente achei confusos 2 pontos: a questão dos nomes iguais para personagens diferentes (para que, gente???) e também a tradução dos nomes dos livros mundialmente conhecidos (desnecessário né?).
ResponderExcluirBeijos!
Karla Samira
http://pacoteliterario.blogspot.com.br/
Olá, Kamila! Tudo bem?
ResponderExcluirGostei da sua resenha, ficou bem escrita, contudo a temática não salta aos meus olhos, não fiquei interessado na leitura, o ponto positivo é o que livro parece ser engraçado. Não conhecia a autora e achei a capa bem legal!
Beijos
Oi Amore,
ResponderExcluirDe cara me encantei com a capa, que lindeza!!! Fiquei curiosa pela leitura.
A temática muito me encantou... anotei a dica por aqui!
Beijokas!
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirJá li outro livro da dupla e gostei bastante, este tem uma premissa que me agrada também sem contar que amo essa capa!
Bjs
Oi Kamila, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirEu vi o filme que foi baseado nessa história e confesso que não gostei muito. Por isso não me aventuraria a ler o mesmo enredo só que agora no livro. Mas se mesmo não sendo o público alvo você recomenda, para quem gosta do gênero pode apreciar também a leitura. Sua resenha ficou ótima!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirNão conhecia ainda esse título, mas confesso que não me chamou muito a minha atenção, parece ser mesmo uma leitura bem juvenil. Achei mancada também essas traduções de livros nada a ver, achei pouco profissional por parte da editora.
Beijos.