Olá!
Trago para vocês uma resenha de livro que recebi em parceria que, infelizmente, não atingiu minhas expectativas. Onde Está meu Coração?, de Geny Vilas-Novas, publicado pela 7Letras, é aquele tipo de livro que dificilmente atrairá o jovem, porque tem uma linguagem muito bonita, porém muito rebuscada. O leitor que não está acostumado com esse tipo de linguagem, com certeza vai abandonar a leitura rápido. Eu recebi em parceria com a Oasys Cultural.
Pois bem, sendo sincera, não entendi muita coisa da história. Logo de cara, percebi que se tratava de uma continuação. Na verdade, está escrito na orelha do livro que este livro é uma continuação de Flores de Vidro, publicado pela mesma editora no ano passado. Então, fiquei muito perdida ao constatar que os personagens não têm nome: são eles a Mãe, o Pai, a Filha de Olhos Cor de Esmeralda e o Genro de Olhos Cor de Ônix (que foram morar nos EUA) e o Filho e a Nora de Olhos Oblíquos (que moram no Japão).
Então acabei dando uma pausa na leitura. Em posterior conversa com o José, da Oasys, ele me explicou que os livros são independentes. Como ele me pediu um feedback, fiz questão de retomar a leitura. E ainda assim me senti perdida. A história propriamente dita mostra que a Mãe está doente, se sentindo como o boneco de lata d'O Mágico de Oz - lembrando que entendi pouco da história, então pode ser que eu passe alguma informação enganada.
A Mãe está muito preocupada com seus filhos, pois eles vivem fora do país. Ela até vai visitá-los, mas ela está mesmo é preocupada com seu coração, que o cardiologista não sabe onde está. Uma coisa que não pude deixar de notar - e com certeza estou certa - é que esse livro está contando algumas memórias íntimas da autora.
Cada capítulo do livro começa com frases como essas. |
Por exemplo: a Mãe nasceu no interior de Minas Gerais (mesmo local da autora); a Mãe conversa com uma amiga, e essa amiga pergunta se é verdade que a Mãe está escrevendo um livro sobre os Vilas-Novas (sobrenome da autora). Sem contar que o livro registra fatos bem recentes, como as manifestações contra o aumento da passagem de ônibus (Vem pra rua, vem!) e o caso daquela mulher no Rio de Janeiro, que foi atingida por um tiro e os policiais a jogaram no porta-malas da viatura, o mesmo abriu e ela acabou sendo arrastada.
Enfim, mesmo as histórias sendo independentes, eu senti falta do volume anterior. Com certeza, ele explica bem melhor as relações da Mãe com seus filhos. Quando eu comecei a ler, me senti caindo de paraquedas na história. Quanto à parte de revisão/edição, o livro está muito bem escrito, só encontrei uma palavra escrita errada. A leitura não foi satisfatória para mim, que não estou acostumada a livros muito rebuscados, muito cultos. Mas para sair da zona de conforto, a leitura é ótima!
Não parece ser do estilo para leitores jovens. Estou acostumada com a leitura brusca por conta da maravilhosa Lionel Shriver kkkk Adoro frases soltas assim. Parecem tiradas de poesias. Bjs,
ResponderExcluirwww.estranhoscomoeu.com
Não entendi nada da estória também.. haha
ResponderExcluirAlguns livros são escritos de forma mais subjetiva e é preciso ter a mente aberta e usar da imaginação, deixar-se levar pelas palavras e não ficar tentando encontrar u significado literal para tudo.
Você precisa trabalhar mais esse lado da sua mente e deixar de sempre procurar o óbvio em todas as estórias.
Beijos
www.ooutroladodaraposa.com.br
Olá,
ResponderExcluirgostei da sua resenha, a capa é muito bonita, mas achei a leitura um tanto subjetiva, não que isso seja ruim, talvez não estamos acostumados. www.sagaliteraria.com.br
Oie...
ResponderExcluirInfelizmente a premissa não me atraiu nem um pouco :(
Isso somado com seus pontos negativos me fez não querer ler o livro.
Bjo
http://coisasdediane.blogspot.com.br/
Oieee.
ResponderExcluirÉ complicado a gente ler um livro e só depois saber que ele é uma continuação e não entender muito da obra por causa do volume anterior. Por isso não gosto de ler livros com sequência, a não ser do Harlan hehehehe.
Acredito que para ter uma opinião sobre a leitura, eu teria que ler ambas as obras para saber realmente do que se trata.
Beijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky
Ah, pena que não atingiu suas expectativas, isso é realmente muito chato. Eu não conhecia esse livro, mas pelo visto não iria me agradar da leitura. A premissa não parece ter algo que realmente faça valer a pena.
ResponderExcluirbeijos, Fer
Oiii!
ResponderExcluirEu percebi que você não tinha curtido esse livro e uma pena que não te agradou tanto né?
Acho que ultimamente a maioria dos livros não são tão independentes assim.
A capa está bonita, mas não estou afim de ler não...
Beijinhos
Parabéns pela sinceridade na resenha, hoje em dia muitos blogueiros "omitem" que o livro desagradou, rsrsrsrs
ResponderExcluirBom, creio que a Oasys deveria ter lhe enviado o primeiro livro antes destes, pois assim você não ficaria tão perdida na história.
Eu fiquei confusa só ao ler sua resenha, imagina lendo um livro que é continuação sem saber nada do primeiro?
Recebi um livro da Oasys, espero ler em breve. a premissa do que recebi é bem interessante!Espero não me decepcionar, rsrsrsrs
www.detudopouco.com.br
Oi, Kamila. Acho que o estilo de escrita do livro deve ter sido a originalidade dá pessoa que escreveu. Acho que não ficou tão legal, visto que acaba reduzindo o público alvo do livro. Achei a história nada demais (?). A sua resenha também não fico clara em relação a história. Enfim, não leria o livro pelo fato de não ter entendido a proposta dele.
ResponderExcluirHttp://PorreDeLivros.blogspot.com
Oie!
ResponderExcluirDeve ser ruim começar uma história e se sentir perdida. Eu já acabei lendo livros fora da ordem por não saber da existência de livros anteriores, e fiquei muito perdida! Vou anotar os dois nomes para procurar e ler na sequencia.
Bjks!
Histórias sem Fim
Oie!
ResponderExcluirQue chato isso! Ficar perdida em uma história já é ruim por si só. É tão ruim quando um livro não atinge as nossas expectativas, não é?! Achei tão estranho os personagens não terem nomes. hahhahaha
Beijos!
Oi, Kamila!
ResponderExcluirNossa, que pena!
Triste quando isso acontece.
E mesmo quando um livro é independente, é legal ler o anterior, né?
Não me chamou nenhum pouco a atenção, nem pela capa e nem pelo que você disse dele.
Eu não ligo de uma linguagem mais rebuscada, mas quando é demais cansa...
Beijoooos
www.casosacasoselivros.com
Olá, não conhecia a obra, gostei bastante da capa, mas acho que não é uma obra que eu pegaria pra ler no momento, ainda mais depois do seu "Não entendi direito", kkkkk
ResponderExcluirAbraços
Literaleitura
Oiii, tudo bem?
ResponderExcluirAchei a capa do livro lindaaaaaa, e preciso confessar que não acredito nisso de livro independente, sempre vamos sentir falta sabe? Por mais que nos neguem. Diante da premissa, até leria para conhecer, mas com o volume anterior.
Beijão
Eu também sou assim, mesmo que digam que um segundo livro é independente do primeiro, eu sempre sinto que estou caindo de paraquedas. Sobre os personagens não terem nomes, eu já li um livro assim, Filhos do Fim do Mundo, e eu particularmente achei esse tipo de abordagem muito interessante e não me atrapalhou na leitura. Mas talvez seja uma questão da narrativa do autor.
ResponderExcluirBjs.
www.ciadoleitor.com
Oi Kamila, pelo que contou, não parece ser um livro direcionado para jovens mesmo e parece ser cheio de metáforas... Essas histórias são mesmo mais complexas, talvez uma segunda leitura ou até ler o primeiro livro, ajudem a entender mais. Achei interessante a ideia de personagens sem nomes, mesmo que isso deixe um pouco confuso.
ResponderExcluirBjs, Cass | www.livroseoutrascoisas.com.br
OIe Kamila,
ResponderExcluireu fiquei confusa junto com você, pelas imagens com os pedaços dos livros, realmente não faz nem um pouco meu gênero. Não gosto desses livros com esses certas metáforas. Já li alguns livros mais 'cultos' mas com a escrita mais direta. Acho que não é o fato de ser culto e sim a forma como o autor escreve.
olha, pelo que parece ele não tem como ser lido sem um conhecimento prévio do anterior... eu detesto ter que fazer leituras do tipo... o ruim de alguns livros de parceria é isso, quando a gt recebe de continuação sem saber o inicio da história.. o que me desanimou pra ler nem foi o fato da linguagem ser rebuscada, até curto... e sim porque ele parece confuso na construção da trama...
ResponderExcluirKamila, detesto quando autor diz que o livro é uma continuação, mas não precisa ler o primeiro, pois é independente.
ResponderExcluirPelo que você disse é óbvio que não funcionou assim com essa história, o minimo que ele devia ter feito é ter mandado o anterior.
Linguagem rebuscada demais me dá preguiça, então passo ele.
Lisossomos
Nunca ouvi falar desse livro, e também fiquei bem confusa com o plot. Porém, isso me chamou a atenção. Fiquei curiosa pra ler o livro anterior. Achei interessante os personagens não terem nomes e serem chamados pelas suas funções. Espero que você leia o livo anterior e venha nos contar o que achou.
ResponderExcluir;D
Profissão: Leitora
Fiquei totalmente confusa também, acho chato quando o livro diz ser independente, mas você fica perdido ser ler o anterior.
ResponderExcluirAchei muito legal sua sinceridade na resenha, contando o que realmente achou do livro!
Beijo
Olá Kamilla, fiquei curiosa para saber se lendo primeiro diminuiria as suas dúvidas (e nossas)/com a obra.
ResponderExcluirNa verdade acho que deve ser daqueles livros que não é para ter um sentido, mas para ser sentido, sei lá kkk
Como diz a Glória Pires...
Não sou capaz de opinar sobre isso...😂😂😂😂
Beijos
Olá! fiquei bem curiosa para conhecer a história, tanto do primeiro quanto desse livro. Parece ser dramático, que queira passar uma mensagem ao leitor, gostaria de ler. Beijos!
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirMuito chato quando não gostamos da história, mas eu acho que a falta da leitura do livro anterior deve ter sido fundamental e também tem o caso da linguagem.
Quando acontece isso comigo, levo um século para terminar a leitura e não se torna prazerosa.
Beijos
Oii, tudo bom?
ResponderExcluirEntão, nunca ouvi falar desse livro ou da autora mas, confesso que não me chamou a atenção. Não pela linguagem rebuscada ou pela ausência de nome dos personagens mas, não sei parece que falta algo na história. Acredito que a mesma teria te envolvido, ainda que a linguagem não fosse das mais fáceis, se o enredo tivesse um "algo a mais". Parabéns pela resenha e sinceridade!
Beijos!
Pollyanna Campos
Entre Livros e Personagens
Olá Kamila, tudo bem?
ResponderExcluirUm dos pontos que sempre observo quando alguma editora ou sites de comunicação entram em contato comigo é se a obra é única - ou pelo menos o primeiro volume da série/ trilogia/ whatever.
Eu recebi O Mistério Oculto deles e pretendo ler assim que terminar os 3 que já estou lendo, rs.
É a realidade de qualquer país: linguagem rebuscada afasta o jovem. Mas ela é de extrema importância para a construção de vocabulário, dentre outros pontos. Sempre indico Machado aos meus alunos do Ensino Médio e, muitos deles, acabam até gostando!
Beijos
Olá.. é uma pena que a leitura não foi satisfatória... mas entendo por se tratar de uma continuação... se tivesse lido o primeiro, ainda que a linguagem continuasse rebuscada, acredito que você teria entendido melhor e talvez até se interessasse mais pela obra... eu não conseguiria dar uma continuidade de leitura desta forma... mas te parabenizo por ter conseguido... Xero!
ResponderExcluirOieee, eu pediria o primeiro para só assim continuar a leitura desse, mesmo autor/editora dizendo ao contrário, ficar perdido em uma obra e não curtir por isso é bem chato né?Mas bacana a sua resenha e sua sinceridade.
ResponderExcluirbjs
Oiee
ResponderExcluirQue pena que o livro não te agradou muito.
Quem sabe faltou mesmo a leitura do primeiro livro. Já li livro e depois vi que não era o primeiro, acho que alguns até podem ler independentemente mas claro que algumas informações ficam perdidas mesmo, eu acho.
Sua resenha ficou ótima e eu gostei de sua sinceridade.
bjs
Fernanda
http://pacoteliterario.blogspot.com.br/
Não gosto de livros com linguagem rebuscada eu com certeza seria uma dessas leitoras que abandonaria, ainda bem que você falou, pois já não caio no erro de comprar. Provavelmente eu não compraria, pois sou do tipo que compra um livro pela capa, claro que antes leio a sinopse, mas se o livro não me pega pela capa então nem a sinopse eu leio.
ResponderExcluirO fato das pessoas do livro não terem nomes já é um ponto que não me agrada e o enredo pelo o que vi também não é do tipo que me prenda este já é outro ponto que não me levaria a ler o livro.
Blog
Blog Miih e o Mundo Literário
Olá!
ResponderExcluirNossa que pena que não gostou do livro, pelo que você disse parece que fica muito confuso mesmo. Não sei se esse seria o estilo de livro que eu gostaria de ler, pois essa coisa de não colocar nomes acaba deixando tudo muito confuso mesmo.
Beijinhos!
Cantinho Cult
Oi
ResponderExcluirchato quando não gostamos do livro né? porém sua resenha sincera me cativou....bom saber quando um livro não atenda às expectativas, já o lemos meio preparados para isso né???
obrigada pela honestidade!!!!
bjs
Acho que também não seria o tipo de leitura que me agradaria, teria as mesmas sensações que você. Legal ler o que realmente sentiu apesar do desagrado. Talvez o estilo do livro e essa coisa de não dar nomes tira um pouco também o apego que o leitor teria com a história.
ResponderExcluirBeijos.
EuVocê&oslivros
Eu achei esse título tão fofo, pena que não atingiu suas expectativas. Bom, eu não concordo muito com este trecho de sua resenha: “dificilmente atrairá o jovem, porque tem uma linguagem muito bonita, porém muito rebuscada. O leitor que não está acostumado com esse tipo de linguagem, com certeza vai abandonar a leitura rápido.” Mas, como não li o livro, também não posso opinar muito. Bom, acho que preciso ler a obra para tirar minhas próprias conclusões...
ResponderExcluirOee,
ResponderExcluirEu acho que já li uma resenha desse livro e também não era positiva e com isso já acho que não ia gostar muito também hehe.
Abraços!
http://lendocomobiel.blogspot.com.br/
Oiee ^^
ResponderExcluirAinda não conhecia esse livro, mas pela premissa, não é uma história que eu curtiria ler, pois não é bem um gênero que eu gosto, sabe? É uma pena que você tenha se sentido confusa durante a narrativa, acho que eu também me sentiria um pouco :/
Oi Kamila!
ResponderExcluirEntendo como você se sentiu para ler o livro, é complicado quando a gente pega o bonde andando e tem que tentar entender uma história "do meio". A editora poderia ter enviado o primeiro livro também, assim não correriam o risco de serem mal avaliados. Se bem que você foi super ética na sua resenha e deixou muito claro o porquê de não ter entendido a história. Eu gostaria de ler, a narrativa parece ser bem poética e eu gosto muito de livros assim.
Bjs!
Quem Lê, Sabe Porquê
Oi.
ResponderExcluirPela sua resenha, não parece mesmo o estilo que um jovem leria. Eu mesma fiquei com receio de ler. Confesso que me desanimei um pouco, não gosto de deixar livros pela metade, pois sei que vou demorar décadas para continuar a ler. Infelizmente não seria uma leitura válida para mim agora.
Beijos.