Olá!
Hora de conferir a resenha de um livro que recebi da Arqueiro em parceria e, ao ler sem expectativa nenhuma, me deparei com uma trama incrível - e com protagonista jornalista!!! Desfrutem a resenha de Cilada, de Harlan Coben.
Cilada começa com a jornalista Wendy Tines, da NTC, apresentando mais um de seus programas, que consistia em flagrar pedófilos. O acusado da vez era Dan Mercer, um homem que trabalhava com crianças carentes. Ora, ele foi uma dessas crianças. Depois de muito investigar, o tribunal inocentou Dan. Mas esse era só o começo de uma longa, tensa e tortuosa investigação.
Enquanto isso, a jovem Haley McWaid, de 17 anos, estava desaparecida há 90 dias. Ou seja, 90 dias sem notícias. E, claro que Dan Mercer era suspeito, já que era considerado um pedófilo. Mas, um certo dia, Dan é assassinado. E Wendy começa a ouvir seus instintos. Acha que pode ter condenado um inocente em rede nacional.
Entre programas de TV, acusações de pedofilia e um Dan Mercer que teve sua vida irreversivelmente alterada, Wendy, a família McWaid e outras supostas vítimas de pedofilia, Harlan Coben nos brinda com uma história que, apesar de ter umas partes chatas, é de tirar o fôlego - e de você ficar boquiaberta com o final.
Primeira vez que leio um livro do Coben (que esteve na última Bienal em SP, eu o vi, mas não sabia quem era e, quando perguntei a uma moça que passava na hora, ela só faltou me bater, tamanha minha ignorância. Desculpa, moça.) Agora, já sabendo de quem se trata, posso dizer que ele escreve bem, mas não a ponto de se tornar um favorito.
Vamos lá: ele escreve bem, com fluência, porém, ele coloca umas partes que não precisa - pelo menos eu enxerguei assim - como detalhes demais em determinada cena. Por exemplo: logo que a advogada Hester Crimstein aparece no livro - além de advogada, apresenta um programa de TV, tipo o Caso Encerrado, que passava no SBT. Pesquisem no youtube e se divirtam - ele dá muitos detalhes sobre o programa que estavam gravando. E também tem o caso das falas.
Adoro falas - o livro é narrado em terceira pessoa, sob o ponto de vista de Wendy - mas, esse tem muitas! Tem texto corrido, mas tem muitas falas, mesmo. Não gosto porque, em dado momento, se tiver mais de dois personagens na cena, eu me confundo e não sei mais quem é quem.
Sobre a obra, os pontos negativos que vi são só esses. A parte boa é que dá pra refletir bastante sobre essa história. Como já sabem - e se não sabem, vão saber - estudo jornalismo e adoro devorar histórias - mesmo ficcionais - em que há personagens jornalistas. Cilada me fez refletir sobre a linha tênue entre o jornalismo e a justiça.
Veja bem: Wendy usa seu programa para desmascarar pedófilos. Porém, ela lança mão do consagrado porém irritante sensacionalismo. Tudo para conseguir o flagra, aquele momento irrefutável. Quem ler o livro vai ver como funcionou a armação para que Wendy "capturasse" Dan. Sim, o programa lançou mão de uma armação para fisgar Dan. Então, parei e pensei: por que a televisão está fazendo o trabalho que é da justiça?
Entendo que a televisão tem um papel importante quando o assunto é auxiliar na busca por desaparecidos, criminosos, etc. Mas, daí a procurar um bandido, não é demais? Ainda não trabalho na área, mas acredito que deve ser maravilhoso dar um furo de reportagem, trazer uma informação exclusiva, porém, esse livro me mostrou - não sei se o autor fez de propósito ou se eu vi além - que ir até as últimas consequências em nome da audiência pode ter resultados gravíssimos. Exemplificando: caso Escola Base. Todo mundo viu o que aconteceu. Foi nisso que fiquei pensando após a leitura.
Além de Dan e Wendy, tem os amigos do suposto pedófilo. São quatro e eles aparecem durante a obra e, claro, têm seus segredos, mas todos interligados com uma brincadeira do passado, que criou uma enorme bola de neve, prejudicando até mesmo vários inocentes. Prestem atenção neles e em Ed Grayson, pai de uma suposta vítima de Mercer. Esse cara também vai aprontar, deixando o leitor de queixo caído.
O trabalho de revisão/edição/diagramação da Arqueiro - de quem recebi em parceria - está de parabéns, mesmo tendo encontrado dois errinhos de revisão. Os capítulos começam aleatoriamente na folha - podem aparecer no começo, meio ou fim da folha - acredito que seja uma regra que deve constar em vários livros do gênero. A capa, de início, achei sem sentido, mas, ao fim da leitura, ela se encaixa perfeitamente à trama.
Por fim, recomendo a leitura. Eu o li sem expectativa nenhuma e terminei boquiaberta com a forma como Coben conduziu a história. Mesmo com os detalhes que considerei negativos, a história é muito bem escrita, sem pontas soltas nem correria com o final. Apesar de não ser meu favorito, quero ler mais dele sim!
Olá!
ResponderExcluirLembro que quando a arqueiro lançou esse livro, ela fez a brincadeirinha do Não Era AMor... hahahaha
Eu gosto do Harlan e fiquei curiosa com esse enredo, diferente de você eu adoro falas, acho que elas dão mais dinamismo a obra do que os textos corridos.
Gostei da resenha e da sua sinceridade ;)
Beijinhos
Oi, Kamila! Comprei Cilada na Bienal passada e ainda não tive oportunidade de ler, mas espero ler em breve, pois Harlan é bom demais e fiquei com mais vontade ainda de ler depois da sua excelente resenha. Muito bom saber que o livro te surpreendeu e te deixou boquiaberta. Harlan é desses rsrs.
ResponderExcluirAbraço
www.viciadosemleitura.blog.br
OI Kamila! Esse parece ser um livro interessante por causa do tema, mas não é muito meu estilo de leitura.
ResponderExcluirhttp://mysecretworldbells.blogspot.com.br/
Eu já tenho tendência a me confundir com livros narrados em terceira pessoa, imaginada desse jeito então.
ResponderExcluirMas acho que isso, na verdade, é por causa de uma falta de costume nosso de ler livros escritos assim.
Gostei da estória, mas acho que sou mais fã de romance ou fantasia...
Beijos
www.ooutroladodaraposa.com.br
Ola Kamila ainda não li nada do autor mas já estou com um livro em casa, não vejo a hora de começar a ler, leio tantos elogios a sua escrita brilhante e sua resenha só me confirmou esse fato. Gostei muito da premissa desse livro e do tema abordado. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Oi...
ResponderExcluirAcho maravilhoso quando a leitura nos surpreende, quando isso ocorre costuma ser uma das melhores leituras:)
Aliás, que capa maravilhosa, heim?
Beijos
http://coisasdediane.blogspot.com.br/
Harlan Coben é um mestre. Cilada é um bom livro, mas não o meu preferido do autor.
ResponderExcluirBeijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky
Oi Kamila,
ResponderExcluirTenho esse livro aqui em casa mas aí da não conseguir reservar um tempo para ele. Coben tem muitos fãs e sua fama positiva me fez ir procurar saber mais, já li outros livros do autor e amei. Já reparei em alguns livros essa narração excessiva sem necessidade, mas não me incomodou durante a leitura.
Bjim!
Tammy
Adoro obras com jornalistas como protagonistas!
ResponderExcluirAh, realmente, uma história assim deve fazer pensar se vale a pena ir até o limite (ou mais) pelo furo de reportagem, né?
Quero ler! \o\
Beijo!
Adoro os livros de Harlan Coben, são bem escritos, personagens construídos de forma condensada, é um mestre. O livro Cilada ainda não li, mas pretendo, o tema é bem interessante. Adorei sua resenha, muito bem escrita!
ResponderExcluirwww.facebook.com/asagaliteraria
Kamila, parabéns pela Resenha!!! Ao terminar de lê-la, minha primeira reação... olhar para o livro!! Sim, tenho "A Cilada" mas ainda não consegui tempo para ler... agora vou dar meu jeito!!! Rsrs
ResponderExcluirBjss
Roberta - www.livrosdabeta.blogspot.com.br
Saudações literárias! Opa livro do Harlan Coben, hoje comprei um dele que chama " Um passo em falso", estou na expectativa em ler e com certeza vou marcar esse na lista dos desejados.
ResponderExcluirOie!
ResponderExcluirEu ainda não li esse livro, mas estou curiosa para conferir, mesmo com os pontos negativos. Acredito que vou gostar bastante dessa trama, assim como gostei de outros livros do autor. Harlan Coben para mim é um dos queridinhos, e estou procurando para ler todos os livros publicados no Brasil.
Bjks!
http://www.historias-semfim.com/
Oi,
ResponderExcluirTenho vergonha de nunca ter lido nada de Harlan Coben. As resenhas que leio dos seus livros me deixam mega curiosa. Quem sabe não começo com a Cilada?
Bjs!
Fadas Literárias
Adorei. Super vou procurar! Já conheço o autor, mas nunca li nada dele. Talvez comece nesse!
ResponderExcluirwww.livroseoutrascoisas.com.br
Oi, Kamila! Tudo bem? Já vi vários livros do Harlan Coben serem lançados ou em promoção, mas não vejo muitas resenhas sobre eles, o que não me empolga para comprá-los. Porém, fiquei animada com a sua visão sobre "Cilada"! Principalmente a discussão entre o relacionamento do jornalismo com a justiça, mesmo que se não for intencional, acho essa discussão muito válida e atual, pois há taaantos programas condenado as pessoas antes mesmo da própria justiça fazer o seu trabalho que chega a ser assustador quando você pensa nisso. Adicionei o livro na minha estante do skoob, espero que o Harlan Coben não me decepcione! Bjs
ResponderExcluirJéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/
Oi Kamila.
ResponderExcluirRecentemente eu conquistei este livro em uma troca no Skoob. Estou bem ansiosa pela leitura dele, principalmente após ler sua resenha.
Também li o Não conte a ninguém, outro livro do autor que é maravilhoso.
Bjos
http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/
Gostei muito da pegada do livro, estou interessada a princípio. Mas acho chato mesmo quando o autor coloca passagens desnecessárias na obra, pois fica muito cansativo. Uma coisa que me agradou no livro foi a reflexão que ele traz sobre alinha tênue entre jornalismo e justiça, porque penso que a imprensa tem grande poder nas mãos, inclusive de colocar a opinião pública contra um inocente. Isso é muito perigoso! Que bom que, como futura jornalista você se propõe a fazer essa reflexão. Gostei da resenha!
ResponderExcluirTatiana
Oi, Kamila, assim como você, antes desse livro, nunca li nada do Harlan Coben e me sinto obrigado, já que thriller, suspense e romance policial são meus gêneros favoritos! Já vi outros livros do Coben pra conhecer o autor, mas esse me pareceu realmente interessante! Talvez eu já tenho encontrado o primeiro!
ResponderExcluirAbraços,
http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/
Oi Kamila, tudo bem??
ResponderExcluirBom eu tenho muita vontade de ler algum livro do autor... kkkkk não liga não porque é assim mesmo quando perguntamos sobre determinado autor que parecem que todos conhecem menos a gente.. já quase apanhei também kkkkkk.
Eu adorei o enredo proposto nesse livro... eu me interesso muito por esse assunto e quanto mais leio sobre isso mais me interesso... infelizmente já denunciei um porteiro do meu condomínio que tentava aliciar uma menina de 12 anos amiga de minha filha... fiquei revoltada e não pensei duas vezes... o que eu puder aprender e conhecer sobre o assunto me interesso... fora que no livro tem toda uma trama, e para mim que gosto de coisas investigativas... talvez os detalhes sejam importantes... não sei só lendo mesmo para saber... xero!!!
http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu quero muito ler algo do Harlan, mas nunca sei por qual começar. Eu também estava na Bienal, mas não consegui ver ele.
Eu gostei da premissa desse livro e,mesmo com suas ressalvas em algumas coisas, tenho vontade de ler e percebi que foi um livro bom pra você. Dica anotada.
Ótima resenha ;)
Beijos
Leitora Sempre
Oiee
ResponderExcluirEsse foi o primeiro livro que li do Harlan e foi um bom começo! Adorei! Daí já partir para outros dele.
Tb não chega a ser meu favorito mas gosto muito da escrita dele.
E outra, adoro a capa desse livro.
Ótima resenha!
bjs
Fernanda
http://pacoteliterario.blogspot.com.br/
Hi baby, tudo bem? gostei muito da premissa do livro, apesar de ainda não estar cursando jornalismo (mas pretendo um dia) gosto de ler e assistir tudo relacionado a profissão e esse livro seria uma ótima pedida! Parabéns pela ótima resenha ;)
ResponderExcluirLilian Valentim
http://speakcinema.blogspot.com.br/
beijinhos
Oi...
ResponderExcluirAmei a tua resenha! Está muito bem escrita como sempre!
Sempre tive vontade de ler esse livro e agora tua resenha me animou ainda mais.
Fiquei curiosa. ...
Bjs
Oi Kamila...
ResponderExcluirEu ainda nao li nada do Harlan mas morro de vontade!!
Adorei a sua resenha! Sou muito fã do gênero... anotei o nome do livro.
beijos
Mayara
Livros & Tal
Oi Kamila! :D
ResponderExcluirA muito tempo atrás pensei em adquirir esse livro, mas por ter o tema pedofilia acabei desistindo, acho esse tema bem pesado e todo autor que escreve temas delicados tem ter um certo cuidado para trabalhar os sentimentos dos personagens, mas lendo a sua resenha percebi que o livro é focado na parte investigativa e dessa forma não deve aparecer tanto o ponto de vista dos que sofreram esse abuso.
Tenho muita curiosidade de ler Harlan e pretendo fazer isso logo.
Beijos e até logo! ^^
Olá,
ResponderExcluirEle não é nada mais, nada menos que o Coben! Com certeza eu te agrediria se me perguntasse quem é ele em plena BIENAL!
O mestre dos suspenses sempre encanta com suas tramas. ADORO OS LIVROS DELE. Minha felicidade é quando ele curte minhas fotos no insta <3
Fico feliz que tenham conhecido um pouco sobre ele e que tenha gostado. Espero que tenha outras oportunidades de ler outros livros dele.
Olha, realmente interessante a trama e o contexto dos personagens!
ResponderExcluirVou ler, fato. ;)
Obrigado pela resenha!!!
Olá,
ResponderExcluirQue interessante a história do livro, eu sempre tenho para mim que jornalistas tem uma skill a mais para entrar em aventuras deste porte hahahaha
muito boa a resenha
Abraços
www.pontoparaler.com.br
Olá linda,
ResponderExcluirEsse foi o primeiro livro que li de Coben e que despertou minha paixão pelas obras do autor.
Dan é um amor e Wendy aprende uma lição muito boa: Nem sempre as coisas são o que aparentam ser.
Wendy erra feio e nós aprendemos com ela que tudo pode ser apenas "ilusão" e "enganação" e que a Mídia pode estar construindo heróis e "bandidos" sem saber a verdade e tirar das pessoas a chance de refletir sobre os acontecimentos.
Beijos!
poesiaqueencantavida.blogspot.com.br
Kamila, eu não leio Coben, já tentei várias vezes e não consigo me acostumar com a escrita dele. Me dá sono.
ResponderExcluirEssa coisa de fala demais não me agrada.
Lisossomos
Oi!
ResponderExcluirAcredita que nunca li nada de Harlan Coben? Percebo muitas opiniões diversas sobre, tem quem ame, tem quem deteste, e eu precisava ler para saber o que pensar. Mas seus argumentos foram bem fortes para mim, também não gosto de muitas falas e explicações.
Bjs!
Quem Lê, Sabe Porquê
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirAdoro a escrita do Coben, mas li ou tentei ler esse livro ano passado e não rolou, achei descritivo demais e desnecessário, esse foi o único livro do autor que comecei e não terminai, mas que bom que gostou.
bjs
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu gosto bastante da capa e da premissa do livro!
Eu também me confundo quando tem muitos personagens em um diálogo, rs!
Bjs
Oi Kamila!
ResponderExcluirEu amo Harlan Coben e adoro seus livros. Esse livro é meu favorito, lembro que devorei em um dia e fiquei tão envolvida com a história. Agora lendo a sua resenha me bateu um vontade de reler essa história.. haha.. Bom, a narrativa é fluia, e Coben tem muitas explicações mesmo, esse programa da advogada é horrível haha.. Te recomendo os livros da série Myron Bolitar, são bem legais!
Beijos!
http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//
Olá... não me batam também, pois nunca havia falar neste autor!! =/ Também não acho um crime não conhecermos determinados autores, pois são milhares de livros lançados a cada ano que ficamos perdidas e sempre terá um autor e/ou livro que não ouviremos falar a respeito, faz parte, né!! rsrs
ResponderExcluirFlor, apesar de não ter me interessado em ler o livro, adorei a resenha!!
Bjinhos
Keyla Vilela - Blog Leituraterapia (http://blogleituraterapia.blogspot.com.br/2016/01/novo-na-estante-janeiro16.html)
Oie, tudo bom?
ResponderExcluirAlguns livros gostam de colocar muitos diálogos com o intuito de dinamizar a história. Isso pode ser bom ou ruim para a leitura. Bom, nunca li nada do autor, mas amo esse gênero e tenho vontade de conhecer a escrita dele.
Beijos,
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Ei, tudo bem?
ResponderExcluirEu adoro os livros do Harlan, e infelizmente não pude conhecê-lo na Bienal. Esse eu ainda não li mas colocarei na lista. Espero curtir bastante a leitura.
Beijos, Gabi
Reino da Loucura
Ah ka, a arqueiro é maravilhosa mesmo. Eu tbm não sei o que há de errado com o Coben não consigo terminar confie em mim e tô lendo há meses. Os diálogos existem mas a explicação toda má irrita. Enfim. Concordo com você sobre o autor e não leria esse livro haha
ResponderExcluirOi tudo bem?
ResponderExcluirTambém nunca li nada de COben, mas esse ano espero mudar isso logo. Ainda mais com a sua resenha positiva sobre a escrita do mesmo.
Beijos
Visite ==> Eu e meu vício chamado leitura
Sou apaixonada por essa capa e esse é um dos livros que mais quero ler do Coben. Mas por algum motivo que não sei explicar sempre vou deixando ele para depois. Acho incrível quando uma resenha mostra que mesmo com pontos negativos o livro vale a leitura... espero conseguir ler ele logo e ver se concordo com você :)
ResponderExcluirBeijinhos,
Lica
amoreselivros.com.br
Olá!
ResponderExcluirEu nunca li nada do escritor, tenho curiosidade em conhecer a sua escrita.
Fiquei curiosa para saber se for descoberto o pedófilo e como foi solucionado esse mistério.
Beijinhos!
http://www.eraumavezolivro.com.br/