Olá!!
Hoje trago para vocês a resenha de um livro que simplesmente me surpreendeu! Para mim, era só mais um livro "modinha" - desses que todo mundo já leu e você nem vai precisar ler porque já sabe como acaba. Mas, como o encontrei novíssimo na biblioteca que frequento, não resisti e tomei emprestado. Estou falando de A Seleção, de Kiera Cass.
A Seleção conta a história de America Singer, uma jovem que vive em Illéa, um país fictício que se separou da China após a guerra envolvendo a China e os EUA, que, derrotados, passaram a ser chamado de Estado Americano da China. Nessa monarquia, a sociedade é dividida em castas enumeradas de Um (Realeza) a Oito (mendigos). Para variar, a maioria da população está nas castas mais baixas, como America, que é da casta número Cinco, a dos artistas, portanto, uma jovem humilde.
Como há muitas proibições nesse país - muitas mesmo, chega a ser chato - America mantém um namoro em segredo. Seu amado é o jovem Aspen Leger, da casta Seis, a dos operários - os que não podem recusar trabalho - e nesse país, quando pessoas de castas distintas querem se casar, a burocracia é enorme. Enfim, America e Asper são namorados, mas não podem revelar esse amor por causa da maldita diferença de castas.
A situação de America muda quando a realeza convoca todas as jovens de Illéa entre 16 e 20 anos para uma seleção para escolher a futura princesa de Illéa, a jovem que se casará com o príncipe Maxon. America não quer participar dessa Seleção, ela só quer ser feliz com sua família - ela tem pai, mãe e quatro irmãos, sendo dois casados - com Aspen e ter um pouco de dinheiro para ter uma vida melhor. Mas sua mãe a obriga a participar por causa do retorno financeiro que a Seleção daria às famílias das jovens. Por questões do momento, America topa participar e qual sua surpresa quando, em rede nacional, ela descobre que foi selecionada. E seus conceitos sobre Maxon e a família real começam a mudar...
Uma coisa que me irritou nesta história foi a proibição para quase tudo: desde não poder casar com quer quiser até mesmo quanto à profissão que se quer exercer, por exemplo: somente os da casta Três podem ser professores, assim como os da casta Cinco só podem ser artistas. Achei isso chato. Um fato que notei: segundo a obra, Illéa se separou da China após longa guerra. Sabemos que, na China, todo mundo é amarelo de olhos puxados. De onde saiu os cabelos ruivos e olhos verdes de America????
Destaco também uma outra selecionada, a Celeste. Que fulana insuportável!! É arrogante e prepotente - conheço muita gente assim rs - se acha a mais incrível, enfim, uma personagem insuportável. Se eu pudesse estar com ela ao vivo, a encheria de porradas!
No mais, tirando a Celeste e o preconceito entre castas, a história é muito boa! Vale a pena, você se envolve e não quer parar de ler. Aconteceu comigo, cheguei a ler esse livro no ônibus - e não passei mal!! - no metrô, na sala de espera do consultório médico... Enfim, leiam, é incrível!!
Vocês já leram/estão lendo/lerão A Seleção??
Eu amo esse livro, eu ja estou lendo o 2 e ai meu deus que loucura essa historia
ResponderExcluirhttp://descrevendonuvens.blogspot.com.br/
Na verdade a realeza não "convoca" as jovens, elas podem se inscrever apenas se tiverem vontade..
ResponderExcluirOutro ponto é que a história não se passa onde foi a China e sim onde ficava localizado os Estados Unidos, a China apenas tomou o governo dos Estados Unidos transformando em Estado Americano da China, o que não significa que os chineses foram pra lá, eles só começaram a governar até a chegada de Gregore Illéa que se transformou no rei.. Depois da uma relida no livro pra entender melhor a história. :)
Beijos
O Outro Lado da Raposa
Oii,
ResponderExcluirO livro está na minha estante, mas não consegui ler ainda :(
Vou deixar para as férias da faculdade antes que eu enlouqueça.
Fico feliz que tenha se entregado na leitura :D
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Oi, Kamila.
ResponderExcluirEu li essa trilogia há algum tempo e até hoje sou apaixonada pela história. Adorei tudo, desde as castas, o romance, o príncipe, o soldado, enfim... tudo bem, a Celeste é mesmo insuportável, mas faz parte.
http://mundo-restrito.blogspot.com.br
Ainda não lemos esse livro, mas já vimos varias resenhas e parece ser muito bom, gostamos bastante da sua resenha.
ResponderExcluirBeijos
http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/
Oi Kamila,
ResponderExcluirEu já li toda essa trilogia e simplesmente amei a história que Kiera criou. Eu gostei muito do toque das castas que ela criou, para mim foi um up a mais na história de amor do livro. Sobre a celeste tenho um caso de amor e ódio com ela, só digo se puder continue acompanhando a série porque vale a pena.
Beijos
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com.br/
Oláá!
ResponderExcluirAinda não li esse livro, mas tenho mta mta vontade. A história realmente parece ser interessante, dessas que não dá vontade de parar de ler (fora que a capa é linda).
Beijos!
http://masenstale.blogspot.com.br/
Eu comprei esse livro pela capa. É maravilhosas. Mas quando li me surpreendi por gostar tanto da história. Pode até parecer que é uma modinha, mas a serie é boa mesmo.
ResponderExcluirBlog Prefácio
Sou doida para ler essa série! Adorei ler sua resenha, deu mais vontade ainda de ler!
ResponderExcluirBeijão,
http://malaguetaadocicada.blogspot.com.br/